Alyne Motta – [email protected]
Pelo terceiro ano consecutivo, a bicentenária cidade de Pelotas recebe músicos de todos os cantos do estado e até de fora, que participam de um dos maiores eventos de música da América do Sul. O Festival Internacional Sesc de Música, é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Serviço Social do Comércio (Sesc).
De 14 a 26 de janeiro, a Capital Nacional do Doce começa o ano movimentando a região sul do Estado. Durante os 13 dias, os espaços culturais mais tradicionais de Pelotas, além de praças e bairros da cidade, estarão repletos de acordes vindos de diversos lugares do Brasil e do mundo.
Em sua 3ª edição, o Festival apresenta uma ampla e selecionada programação cultural com 40 espetáculos gratuitos divididos em recitais, música de câmara, concertos e apresentações de música instrumental, oficinas de musicalização para crianças e adolescentes, além de 28 oficinas de instrumentos e canto.
Laureano Bittencourt
Pelotas reúne estudantes e professores consagrados
Mais de 400 profissionais entre músicos, professores e alunos de países como Espanha, Japão, China, República Tcheca, Alemanha, Itália, Bielorússia e França estarão em Pelotas, aproveitando as diversas oportunidades de aprendizado e levando a cultura para todos os cantos.
Entre os nomes confirmados estão Emmanuele Baldini, renomado violinista italiano, “spalla” da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo; Fernando Cordella, cravista gaúcho; o Quinteto Villa-Lobos, clássico grupo de músicos de câmara brasileiro; e o sexteto instrumental Escalandrum, da Argentina.
FESTIVAL NA COMUNIDADE
Para 2013, o Festival segue com a atuação junto à comunidade com a série “O Festival na Comunidade”. De acordo com o diretor regional do Sesc/RS, Everton Dalla Vecchia, a inclusão cultural é um fato preponderante no Festival com ampliação de apresentações, descentralização da cultura e facilidade de acesso.
Recitais, concertos, shows e música de câmara em bairros e espaços já tradicionalmente ocupados pela arte (como o Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), a Sociedade Música pela Música, a Catedral e o Theatro Guarany) serão apresentados para um grandioso público.
Laureano Bittencourt
Festival reúne músicos, alunos e professores de música de diversos países
PROGRAMAÇÃO
A abertura acontece na segunda-feira, 14 de janeiro, com um ensaio aberto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, às 17h, no Teatro Guarany. Logo após, às 21h, no mesmo local, acontece o concerto de abertura, com a participação da Ospa e a regência de Evandro Matté.
Os cursos e oficinas são divididos em cordas, madeiras, metais, piano, regência de Banda Sinfônica, canto coral, música antiga, choro, música instrumental brasileira e jazz. As aulas acontecem em dois turnos: manhã e tarde. Durante todo o dia, em diversos horários, acontecem espetáculos com entrada franca.
O encerramento acontece no dia 26 de janeiro, às 21h, no Parque Dom Antônio Záttera. Haverá a participação da Orquestra Acadêmica Festival e do Coral do Festival, regidos por Evandro Matté. Informações da programação podem ser adquiridas através do site www.sesc-rs.com.br/festival/.