Foi com muita animação em uma manhã bem musical que os professores da rede municipal de ensino iniciaram a 3ª Jornada Pedagógica deste ano, no auditório da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Cerca de 800 educadores participam da formação.
Em sua saudação, o secretário de Educação, Wagner Machado, deu boas-vindas aos professores e desejou sucesso no ano letivo. “Temos uma equipe fantástica de educadores e confio no trabalho e na capacidade de todos vocês. Educar e estudar é um ato de rebeldia, e vocês professores estão sempre se capacitando para oferecer a melhor formação para nossos alunos. Quero cumprimentar também nossa equipe pedagógica, que se empenhou muito para preparar este momento”, afirmou.
A prefeita Helena Hermany também prestigiou a solenidade de abertura. “Fico muito feliz em estar aqui de novo e a gente poder se abraçar e confraternizar”, iniciou ela, que salientou a importância do educador na vida dos alunos. “O papel do professor é muito mais do que ensinar, é dar conselhos, indicar caminhos, e, principalmente, ouvir, por isso precisamos estar atentos aos movimentos da criança. Temos que estar atentos aos sinais que crianças e adolescentes nos dão, porque em muitos casos, em casa os pais não percebem ou não conseguem dar a atenção que os filhos precisam. Meu lema sempre foi cuidar das pessoas, e sei o quanto vocês são importantes, e tudo o que puder farei por vocês”, declarou.
A programação teve sequência com uma apresentação musical do artista Evandro Martins, que, juntamente com sua filha, Johanna, interpretaram canções que passaram mensagens de motivação aos presentes. Na sequência, o vocalista da Banda Nenhum de Nós, Thedy Correa, que também é escritor e palestrante, realizou o workshow Música, Educação e Comunicação. “Não existe atividade mais nobre do que a de vocês”, comentou ele, que contou ser filho de professora, e relembrou que sua banda iniciou em uma escola.
Logo após, os educadores tiveram uma palestra com a advogada Amanda Zenato Tronco Diedrich, falou sobre gestão de carga horária do magistério e demais profissionais da educação.
Na parte da tarde, os atendentes das escolas municipais de educação infantil e os parceiros das creches conveniadas tiveram seu momento de formação. Dentre as principais atividades, houve um momento de contação de histórias.
Nesta quinta-feira, 16, a 3ª Jornada Pedagógica teve continuidade. No Auditório Central da Unisc, as direções das Emefs, supervisores, orientadores e psicopedagogos participaram de momentos de estudo. Já os profissionais da educação infantil participaram, nas salas do bloco 18, de oficinas diversas, como jogos sensoriais, musicalidade na educação infantil, teatralização e teatro, leitura compartilhada, entre outras.
No período da tarde aconteceu o inverso, foram os professores dos anos finais do ensino fundamental que participaram de oficinas por área de conhecimento, com destaque para introdução à robótica, disciplina que entra na grade curricular das turmas do 6º ano. Já na sexta-feira, 17, terceiro e último dia da primeira etapa da Jornada, as atividades ficarão a cargo dos próprios estabelecimentos de ensino.
As aulas da rede municipal de ensino serão retomadas no dia 22 de fevereiro. Cerca de 11 mil alunos, incluindo Emefs e Emeis, são atendidos pelos educandários.