Ana Souza – [email protected]
O Natal está chegando e a alegria das comemorações já toma conta da cidade. A chegada do Papai Noel e a espera pelo presente desejado causam uma grande expectativa entre as crianças. Uma das dicas de presente são as casinhas de bonecas. E é pelas mãos do artesão, com registro profissional, José Carlos Gonçalves Feijó que elas se tornam réplicas de residências em miniatura.
A trajetória e a paixão pelo artesanato começaram muito cedo para José. “Estudava em Colégio de Freiras em Viamão. E aos 8 anos de idade aprendi as técnicas do artesanato nas aulas de marcenaria da professora Olga. Fazíamos portafósforos, dormitórios em miniatura, portachaveiros e outros mais.”
O aprendizado seguiu adiante e há mais de 10 anos ele confecciona casinhas de boneca para meninas e meninos. Atualmente o artesão – que reside em Santa Cruz do Sul há 4 anos – conta com empresa própria, a JF Artesanato, que está localizada na Rua Henrique Schuster, 454.
As ideias para a montagem surgem por conta própria. O que chama a atenção é a beleza dos detalhes em madeira calada (acabamentos artesanais). “Fazer trabalho artesanal é um dinheiro extra, mas o que mais me motiva é o gosto pela arte. Me sinto realizado fazendo artesanato.”
“Recebo muitas indicações e trabalho com quatro tamanhos padrão por metragem quadrada e todas as casinhas são personalizadas com adesivagem gráfica dos personagens em alta definição. As cores são conforme o pedido do cliente. Para as meninas coloco uma floreira na janelinha da frente e elas adoram.”
As casinhas feitas por José Feijó são sob encomenda e com montagem na casa do cliente. “Já fiz casinhas para diversas cidades, calculo que foram cerca de 25 para diversas cidades.” Todas as casinhas vendidas pelo artesão têm nota fiscal com carimbos autorizados pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, dentro do Programa Gaúcho do Artesanato.
Divulgação RJ
Confecção das casinhas chama a atenção pela riqueza de detalhes, entre eles a floreira na janela frontal
Ana Souza
José Feijó: paixão pelo artesanato desde criança