Início Sem categoria A luta para evitar o colapso nos hospitais de Santa Cruz do...

A luta para evitar o colapso nos hospitais de Santa Cruz do Sul

Secretaria Municipal de Saúde adota medidas para garantir atendimento aos pacientes

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Secretaria Municipal de Saúde tem remanejado pacientes em leitos clínicos para outros hospitais em plano de contingência para atender pacientes com Covid. – Foto: Divulgação/HSC

Um momento delicado para a saúde. O crescimento dos casos de coronavírus nas últimas semanas tem levado os hospitais a trabalharem no limite da sua capacidade. Em Santa Cruz do Sul, os Hospitais Santa Cruz e Ana Nery estão com os leitos de UTI ocupados, situação que preocupa e faz o Município adotar medidas para evitar o colapso no atendimento aos pacientes.

Em nota divulgada na última sexta, 5, o Hospital Santa Cruz confirmou que ampliou de dez para 25 os leitos de UTI Adulto, sendo 15 destinados para pacientes com Covid. Junto à UTI foram implantados oito leitos de cuidados semi-intensivos, destinados para pacientes com Covid. O Hospital também possui 51 leitos clínicos destinados para pacientes com o coronavírus. Na nota, a direção do HSC enfatizou que os leitos de UTI e os de cuidados semi-intensivos estão 100% ocupados no momento. O Hospital informou que segue mantendo o atendimento para outras especialidades, com a unidade de saúde sendo referência na área materno-infantil para gestantes/partos de alto risco para diversos municípios da região; na área cardiovascular para 25 municípios que integram a 8ª e a 13ª coordenadorias regionais de saúde e de alta complexidade em traumato/ortopedia e oftalmologia. A unidade está com dois pacientes internados em espera por um leito de UTI.

O diretor geral do HSC, Vilmar Thomé destacou a sua preocupação: “É um momento crítico, assim como está sendo para todos, mas estamos com nossas estruturas sob controle, dentro das circunstâncias. A ocupação de leitos de UTI segue acima dos 100%, o volume de atendimentos também, mas estamos constantemente nos adequando para atender a demanda. O maior desafio é a montagem das equipes que atuam especialmente na linha de frente em geral”.

Hospital Ana Nery também está com a capacidade de leitos lotada, sendo 12 pacientes internados na UTI, e 33 em leitos clínicos. Quatro pacientes internados estão aguardando leito em UTI. O Hospital Monte Alverne conta com 12 pacientes internados em leitos clínicos. A secretária Municipal de Saúde, Daniela Dunke, informou que o Município está atuando em conjunto com os hospitais no gerenciamento dos pacientes em leitos clínicos e de UTI e UCI. “Estamos conseguindo atender com muita dificuldade a demanda. Não temos pacientes sem leitos e todos estão recebendo o devido atendimento pelos profissionais de saúde”, destacou a secretária.

Ela confirmou que alguns pacientes clínicos estão sendo realocados para o Hospital Monte Alverne e no fim de semana também foi necessária a transferência de pacientes clínicos para o Hospital Vera Cruz, para conseguir atender os pacientes com Covid-19 em Santa Cruz. “É um plano de contingência para conseguir atender os pacientes e suas necessidades. É um trabalho realizado em parceria com os hospitais para tomar as providências de acordo com as necessidades do momento”, frisou. Daniela pede que as pessoas avaliem a necessidade de buscar o atendimento nas unidades de saúde em casos não tão complexos. “Tentem entender e avaliem se há necessidade de buscar atendimento para determinado problema ou se pode esperar. Às vezes é um caso banal onde se procura atendimento no hospital e corre o risco de contágio. Que as pessoas procurem o atendimento quando realmente tiver necessidade”, disse a secretária.

Daniela Dunke faz um apelo para que a população redobre os cuidados de higiene, lave as mãos, evite o contato com nariz, olhos e boca, use álcool gel e se conscientize do uso da máscara.