Início Sem categoria A leitura incentivada por Papelito

A leitura incentivada por Papelito

Alyne Motta
[email protected]

Divulgação/Cia Afro-Cena

Universo da leitura ganha aliado

Uma folha de papel em branco, que sai do Reino da Leitura em busca de um ambiente onde as pessoas ainda têm o prazer de fazer uma boa leitura. Assim é Papelito, o personagem central da peça teatral desenvolvida pela Cia Cultural Afro-Cena, de Venâncio Aires.
O personagem surgiu em 2008, quando foi pensado para a Feira do Livro de Venâncio Aires. Um garoto sonhador que acredita na importância do lúdico e das histórias, uma folha de papel que tem o objetivo de virar um livro, principalmente em épocas de leituras digitais.
Resgatando a importância e a valorização do livro e da leitura, Papelito viaja nesta busca incessante para todos os lugares possíveis. Escolas, presídios, feiras de livros, bibliotecas, praças, enfim, basta ter um lugar que estará Papelito pondo em prática sua performance, com músicas, teatro, poesia e contação de histórias.

Divulgação/Cia Afro-Cena

Papelito sonha em ser livro e viaja na busca de boas leituras

Só em 2013 foram 38 apresentações da peça “Papelito, em busca de uma boa leitura” nas mais variadas escolas, além de espetáculos diversos. Na 25ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, Papelito foi convidado para ser mestre de cerimônia, encantando as crianças e adultos com suas histórias.

A PEÇA
No enredo, Papelito busca realizar seu grande sonho, que é ser um livro colorido e cheio de vida. Como as pessoas já não têm mais o hábito de ler, Papelito tem dificuldade em realizar seu objetivo, pois as pessoas estão voltadas e atraídas pela internet e pela era digital.
O elenco é formado apenas por um ator, Sérgio Rosa que interpreta Papelito, mas durante a apresentação duas pessoas da plateia são transformadas em personagens com figurinos e fala: uma menina vira princesa e um menino torna-se um mestre de cerimônias.
Em suas viagens literárias, Papelito chegou à capital gaúcha, quando participou do Fórum Social Temático, da Festa da Leitura e de atividades na Casa de Cultura Mario Quintana e no Instituto Psiquiátrico Forense. O personagem passou também por Passo do Sobrado, Venâncio Aires, Vera Cruz e Santa Cruz do Sul.

Divulgação/Cia Afro-Cena

Público também integra as apresentações

Cerca de 4 mil pessoas já foram privilegiadas com o espetáculo de Papelito, que já tem apresentações marcadas em escolas de Rio Pardo, Vale Verde, Venâncio Aires, Encantado, e na Feira do Livro de São Lourenço do Sul. Voltada para todos os públicos, a peça tem disponibilidade de datas.
Quem quiser conhecer um pouco mais da história de Papelito e suas andanças, pode acessar o blog www.papelitopapelito.blogspot.com. Agendamento de datas e informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (51) 9828 3564.