Início Opinião A importância da união entre os trabalhadores

A importância da união entre os trabalhadores

Em tempos de individualismo queremos refletir sobre a união. Hoje uma palavra que é desconhecida para muitos, porém, vamos agora falar um pouco sobre ela. É necessária, na atual conjuntura. A união faz a força, e por mais clichê que seja esta afirmativa, ela nunca perde a relevância.
Vivemos um momento de rupturas, na quebra de paradigmas e de novos desafios. Neste momento, precisamos caminhar juntos.
Veja o nosso segmento, o setor produtivo do tabaco. Constante alvo de ataques dos mais diferentes setores. Ora pelo governo, ora pelas organizações sociais, internacionais e, principalmente, pelo contrabando que acoita a indústria legal, achatando empregos e o desenvolvimento de nossa atividade.
Neste momento que vivem os sindicatos e a federação, é importante para o trabalhador e para a economia, a unidade que amplifica a relevância dos sindicatos e da nossa Federação. Eles desempenham não só a defesa dos trabalhadores, mas sim, da própria empresa, sendo o elo de ligação entre o trabalhador e a nossa atividade.
O grande papel de nossos sindicatos, neste contexto, é a reinvenção das relações entre o mundo do trabalho e dos trabalhadores. O desafio atual está na continuidade das nossas entidades, e da aproximação delas, de seus trabalhadores, especialmente falando na relação entre os empregos e o mercado de trabalho.
É neste momento de reflexão que nós, da Fentifumo, nos colocamos irmanados com os nossos sindicatos. Neste novo modelo de atuação das entidades e sua relação com os trabalhadores, na postura dos sindicatos junto às empresas. Estamos nos reinventando, pois isto é necessário para nossa continuidade e para o bem-estar de nossos trabalhadores.
Uma entidade forte, com elos saudáveis, pode proporcionar o equilíbrio de forças entre as empresas e os trabalhadores. Isto é indispensável para que se saiba que os sindicatos defendem os trabalhadores, brigam pelos seus direitos, e no nosso caso, no caso do tabaco, seguem irmanados na luta e defesa por nossa atividade.
O papel da Fentifumo é difundir, também, esta visão moderna dos sindicatos. Entidades q que se aprimoram no trato e negociação dos direitos do trabalhador com as empresas, fazendo jus à realidade dos novos tempos. Os sindicatos estão seguindo seus preceitos fundamentais, que estão ligados intimamente à defesa dos trabalhadores e da nossa atividade. Seguimos juntos, pois unidos somos muito mais fortes.

*Gualter Baptista Júnior – Presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo)