“Léolo – Porque eu sonho…” é um filme lançado em 1992, dirigido pelo canadense Jean-Claude Lauzón. A obra de 107 minutos será exibida nesta terça, 01/11, na sessão da Associação Amigos do Cinema.
Segundo a crítica de Christiane Depooter, “Leo Lauzon ou Léolo (Maxime Collin), como ele gostava de ser chamado, vive em um cortiço em Montreal em meio à sua família um tanto excêntrica, para se dizer o mínimo. Suas duas irmãs vivem mais em hospitais psiquiátricos do que em casa, seu pai tem fixação anal controlando toda a família através de seu cocô. A mãe (Ginette Reno) é uma mulher obesa e carinhosa apesar de às vezes ter atos surpreendentes como queimar vivas com água fervendo a coleção de mariposas do menino, e o irmão Fernand vive seu trauma de infância. O avô é quem é responsabilizado por tudo isto por ser portador de uma loucura hereditária. É o próprio Leo adulto (Gilbert Sicotte) quem narra o filme lendo o que escreveu”.
A sessão inicia às 20h e acontece no Sindibancários (Rua Sete de Setembro, 489 – centro – próximo à Corsan).
Logo após a sessão haverá um debate com a professora Maria Carmen Silveira Barbosa (Lica), professora titular da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).