Pa. Anelise Lengler Abentroth
“A minha alma anuncia a grandeza de Deus, pois ele se lembrou de mim, sua humilde serva!” Lc 1.47s
Advento é tempo de espera pra que Deus se mostre a nós como Ele é e como Ele quer ser visto. E pra conhecer a Deus, basta olhar para Jesus! Esta é a intenção de Maria em seu canto quando aponta para o que é o mais importante: o seu Deus olha para baixo, para as pessoas e povos e quer salvar! O seu canto é de louvor e gratidão, não a um Deus que se manifesta em poder, nem paga conforme as pessoas merecem. Ela bem sabe que não conquistou nada, não comercializou nada, não mereceu nada. Foi Deus quem dela se lembrou! Mãe solteira, jovem, sob o risco de ser abandonada pelo seu pretendente. Tempos de problemas, de sofrimentos, de violências. Maria se sente abençoada diante de tudo isto. Ela experimenta a graça por graça de Deus. Ela recebe a notícia de uma gravidez incomum e, apesar do medo, sente-se cheia de alegria.
Atitude diferente de todas as pessoas que querem manipular Deus, exigindo que aconteça o que desejam, querendo colher os frutos dos seus esforços pessoais e receber recompensa pelas suas ações. Maria canta de forma diferente. Seu cântico é de fé, de confiança, de maternidade profética e cidadã. Não é uma mãe preocupada somente consigo mesma e com seu filho. É uma mãe que desperta e olha para o mundo onde seu filho vai nascer. É este mundo que ela quer diferente! É este mundo que Deus quer diferente!
Maria não se contenta em simplesmente ser uma mulher humilde e passiva, mas torna-se temente a Deus, profética e servidora de uma nova mentalidade: “Você é abençoada, pois acredita que vai acontecer”(Lc 1.45)
A exemplo de Maria, aprendemos atitudes que podem transformar o Natal, pois de nada adianta uma noite festiva com muitos presentes, se não se experimenta afeto e carinho; de nada adianta feriadão e festas, pois nada são além de muita comida, bebida e falsas alegrias; de nada adianta aqueles abraços, sorrisos e mensagens sob medida quando as pessoas não se suportam. O melhor presente são mãos que se abrem em solidariedade, compaixão e carinho nos demais dias do ano. Esta é a grandeza do Deus menino que veio ao mundo para nos salvar!
Celebrações:
Sábado, dia 22: Linha Sete, SC, às 21h
Domingo, dia 23: João Alves, às 9h
Rio Pardo, às 9h
Centro, às 9h30.
Segunda, dia 24: M.Luther, às 18h
Centro, às 19h
Bom Pastor, às 19h
Ap. Pedro, às 19h
G. Adolfo, às 19h
Ap. Paulo, às 19h30
Centro, às 20h15
Rincão Del Rey, às 20h30
Terça, dia 25: Pinheiral, SC, às 9h
Centro, às 9h30