Alyne Motta – [email protected]
O dia 20 de novembro é marcado como Dia da Consciência Negra. Época em que são realizadas diversas atividades relacionadas à cultura negra. Pensando nisso, a Cia. Cultural Afro-Cena, que o ano todo realiza atividades relacionadas a esta cultura, desenvolveu a peça Abayomi – O grande encontro.
Com texto e interpretação de Sérgio Rosa, teve sua estreia na manhã de segunda-feira, 19 de novembro, no auditório da Escola Estadual Copetti, em Sobradinho, integrando a 1ª Semana Municipal da Consciência Negra, realizada em parceria com o Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Sobradinho.
Divulgação/Cia Afro-Cena
Peça conta a história de um empresário que se tornou amargo, preconceituoso e distante da família
A peça voltada para toda família, narra a história de um rico empresário que, por não ter tido acesso a sua cultura, suas raízes durante sua infância e juventude,
tornou-se um homem e um pai amargo, preconceituoso e distante da família. Através de um projeto de sua filha, ele se encontra com si próprio e sua essência.
De acordo com Sérgio, a peça é importante porque passa uma mensagem de valores. “São valores que estamos perdendo com o passar dos dias. Valores que nos tornariam mais humanos e menos homem e mulher”, comenta.
Divulgação/Cia Afro-Cena
Durante o espetáculo, o empresário encontra suas raízes e se transforma
A peça tem como pano de fundo a cultura negra, mas apresenta a importância de qualquer pessoa conhecer sua própria história e raízes.