Dom Canísio Klaus*
Nos dias 14 e 15 de novembro da próxima semana, a Diocese de Santa Cruz do Sul vai acolher os dois grandes símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que são a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora.
A Cruz Peregrina expressa a fé na Redenção e convida à esperança. Ela é o símbolo maior do amor de Cristo pelos jovens e por toda humanidade.
Junto com a Cruz vem o ícone de Nossa Senhora, para nos dizer que o Filho de Deus não está sozinho. Junto com Ele está Maria, a Mãe de Deus, que também é nossa mãe. No momento em que o Papa Bento XVI entregou a Cruz da JMJ aos jovens brasileiros em agosto de 2011 em Madri, na Espanha, ele disse: “Levai esta cruz para os jovens do Brasil. Deixem todos os jovens tocar nesta cruz e permitam que esta cruz toque o coração de todos os jovens brasileiros”. É precisamente isto que está acontecendo desde setembro do ano passado, quando a cruz começou a peregrinar pelos estados, dioceses e paróquias do Brasil.
No dia 31 de outubro a cruz veio ao Rio Grande do Sul. No sábado, dia 10, ela estará em Santa Maria, onde acontecerá o grande “Bote Fé Estadual”. Na quarta-feira, dia 14 de novembro, ela chegará em nossa Diocese. Vai peregrinar pelas cidades de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Lajeado, Encantado e Rio Pardo. Grandes concentrações estão sendo preparadas nestas cidades com a participação dos jovens das cidades vizinhas. Vai ser o momento de manifestar a fé pelo ritual do toque da Cruz. Haverá celebrações, procissões e vigílias, com cânticos, orações e aclamações, seguidos de shows da fé.
A grande celebração diocesana, que também será a celebração de envio da Cruz Peregrina e do ícone Mariano, coincidirá com os 53 anos de instalação da nossa Diocese, no dia 15 de novembro, na Praça Getúlio Vargas em frente à Catedral São João Batista de Santa Cruz do Sul.
O Setor da Juventude Diocesana conta com todas as forças vivas das juventudes, organismos, lideranças e todo povo cristão para acolher e celebrar com fé a passagem dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude em nossas paróquias.
Como Bispo diocesano, convido todo povo de Deus, mas especialmente os jovens, a participarem deste momento impar de manifestar nossa fé, preparando-nos mais vivamente para acompanhar e participar da Jornada Mundial da Juventude que vai acontecer no Rio de Janeiro em julho de 2013.
Espero e desejo que todos toquem na Cruz Peregrina e se deixem tocar pela mensagem de Cristo na Cruz, que tem ao seu lado a Mãe dolorosa, como expressão da face materna do nosso bom Deus.
*Bispo Diocesano