Ana Souza
[email protected]
No mundo atual a fotografia está presente em todos os momentos. Seja de câmeras comuns, digitais, de celulares, a imagem se tornou um elemento central nesse mundo midiatizado. Mas se hoje a fotografia tem esse lugar de destaque, podendo ser alterada, transformada e manipulada, muito se deve aos inventores deste conceito.
Foi através de dois franceses, Joseph Nicéphore Niépce e Jean Jacques Mandé Daguerre, que surgiu a arte de fotografar. Niépce foi o precursor, unindo elementos da química e da física. Ele criou a héliographie, no ano de 1826. Nesse invento ele aliou o princípio da “câmara obscura”, empregada pelos artistas desde o século 16, à característica fotossensível dos sais de prata. Após a morte de Niépce, Daguerre aperfeiçoou o invento, rebatizando-o como Daguerreótipo.
Por essa época um francês radicado no Brasil, Hércules Florence, desenvolvia também experimentos que levariam ao mesmo resultado. Mas o advento da fotografia foi anunciado ao mundo oficialmente, em Paris, na Academia de Ciências da França, consagrando o Daguerreótipo, em 19 de agosto de 1839. Foi assim que surgiu o Dia Mundial da Fotografia, comemorado no domingo, 19.
De lá pra cá a fotografia evoluiu muito e foi a grande responsável por “apresentar o mundo” à humanidade. Mesmo com o surgimento de outras formas de exibição de imagens (cinema, televisão, computador), a fotografia continua sendo a única “capaz de captar a alma humana”.
Nos dias de hoje há duas formas distintas de captação de imagens, a fotografia analógica e a fotografia digital, surgida no final dos anos 1980. Desde que foi descoberta, a fotografia analógica pouco evoluiu. Permaneceu com seus princípios ópticos e formatos por mais de 100 anos, reinando absoluta na história, como se o processo descoberto pelos pioneiros fosse, de fato, eterno.
No século 20, a fotografia passou a ser utilizada em grande escala pela imprensa mundial, em amplas reportagens fotográficas, fazendo aumentar naturalmente a exigência de profissionais que trabalhavam com fotojornalismo. Hoje, a tecnologia já permite a ligação direta das máquinas aos computadores e/ou a interfaces próprios, como modens que permitem o envio rápido das fotos.
Divulgação/RJ
Surgimento da fotografia foi marcado pelo Daguerreótipo
___________________
Pretzel Produções: há 10 anos no ramo da fotografia
A experiência de 22 anos no ramo fotográfico é um orgulho para Lauri Roni Pretzel e sua esposa Neusa Pretzel. Segundo Luisa Pretzel, filha do casal, para ser um bom fotógrafo em primeiro lugar tem que apreciar acima de tudo a arte de fotografar. “Todos nós possuímos uma dádiva que nos foi presenteada: o olhar. Tendo este olhar sensível e mais algumas técnicas fotográficas, podemos registrar momentos únicos. Fotografar é uma atividade divertida, mas ao mesmo tempo necessita de técnicas mais complexas. E juntando isso com condição do ambiente iluminado, a fotografia acontece.”
Lauri e sua esposa Neusa batalharam muito para obter o que existe hoje na Pretzel Produções e em suas vidas, com três lindas filhas o trabalho ficou “triplicado”. Mas com muito amor e dedicação deles, o estabelecimento cresceu e se tornou um ambiente confortável e familiar, onde clientes se tornam amigos e acima de tudo com a participação dos momentos mais especiais de suas vidas, podem registrar e tornar as lembranças memoráveis para sempre.
Mais conhecida como a mana mais velha, Luisa Pretzel enfatiza que a história dos pais a inspirou a começar a carreira de fotógrafa. “Como mencionei acima, o amor e dedicação deles, fizeram com que eu me aproximasse cada vez mais daquela caixinha de surpresas: a câmera. Após isso, começou a ficar divertido. No começo quando pegava a câmera, minha curiosidade era tanta que até botão errado apertava e acabava desregulando a máquina e o pai já ficava bravo. Finalmente participei de alguns cursos técnicos que ampliaram meus conhecimentos e tornaram de mim a fotógrafa que participa de vários eventos familiares e emocionantes. Mas o mais mágico de tudo é que meu olhar combinado com a máquina consegue transformar a felicidade e a emoção das pessoas em uma recordação para toda a vida.”
Momentos marcantes ficam na memória dos fotógrados a cada registro que fazem. “Houve vários eventos nos quais participei, cada um com seu momento único. Selecionar apenas um seria difícil, mas em cada comemoração existe algo em especial que fica não só registrado na câmera, mas fica arquivado em minha memória. O dia-a-dia de um fotógrafo nunca se repete. Seu foco, sua concentração, conhecimento e experiência, são testados a cada dia.” Luisa lembra uma frase de Susan Sontag: “Hoje tudo existe para terminar em uma foto”.
O trabalho em família fez surgir, há 10 anos, a Pretzel Fotos e Produção Digital, instalada na Rua Júlio de Castilhos, 706. “Temos estúdio fotográfico onde recebemos desde gestantes com acompanhamento de crianças, até eventos sociais. Incluindo casamentos, 15 anos, comunhão, confirmação, formatura, bodas, batizados, aniversários e eventos em geral”, explica Luisa.
Divulgação/RJ
A equipe da Pretzel Produções: união para registrar os momentos marcantes na arte de fotografar
______________________
Embracel: empresa especializada em assistência de máquinas fotográficas
A Embracel – empresa especializada em assistência técnica em máquina fotográficas e digitais, profissionais e flashes – está instalada na Rua Júlio de Castilhos, 495, loja 13. No atendimento estão os proprietários Luis Henrique de Mesquita, que traz 16 anos de experiência como técnico em máquinas fotográficas, e Patrícia Ines da Silva.
A empresa trabalha com assistência em todos os modelos de máquinas fotográficas, mantendo há três anos lojas em Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo e São Leopoldo. Luis Henrique salienta que os principais cuidados quanto à manutenção das máquinas fotográficas é sempre manter em local seco e arejado para evitar os fungos. “Sempre remover as baterias ou pilhas das câmeras e ter cuidados com a manutenção e limpeza, como por exemplo quando retornar de viagens ao litoral. Tendo estes cuidados, o registro da fotografia sairá perfeito.”
Fotos: Divulgação/RJ
Máquinas, como as modelos Canon e Nikon, estão entre os
modelos que recebem assistência da Embracel