Início Especiais Seminário marca início do ano letivo no Colégio Mauá

Seminário marca início do ano letivo no Colégio Mauá

O ColŽgio Mau‡ vai contar com 1.580 alunos da Educa‹o Infantil e Ensinos Fundamental e MŽdio

 
Um dos colégios mais tradicionais do Rio Grande do Sul, fundado em 27 de julho de 1870, inicia seu ano letivo na próxima segunda-feira, dia 22 de fevereiro. Em 2016, o Colégio Mauá, integrante de Rede Sinodal de Ensino, vai contar com 1.580 alunos da Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio, 101 professores e 68 funcionários.

Durante esta semana, de 17 a 19 de fevereiro, os professores participaram de atividades preparatórias, como o Seminário sobre Desenvolvimento Integral e Sexualidade, ministrado pelo Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, graduado em Psicologia pela PUC-CAMP e consultor no Ministério da Saúde na área da Saúde do Adolescente, Ricardo Castro e Silva.

“Nesta programação, que antecede o início das aulas, pela primeira vez envolvemos as famílias e os estudantes, propondo uma reflexão sobre temas importantes relacionados à educação, desenvolvimento integral e formação de valores”, destaca o diretor geral, Nestor Raschen. Segundo ele, várias iniciativas serão pensadas na escola a partir destes encontros com pais, alunos e professores. “Nossa intenção é implementar um programa de desenvolvimento para este ano, com diversas atividades sobre o tema”, frisa o diretor.

O palestrante Ricardo Castro e Silva (ˆ esquerda) e o diretor geral, Nestor Raschen (ˆ direita) no semin‡rio realizado esta semana

A palestra direcionada aos pais dos alunos que aconteceu nesta última quarta-feira, com o tema ‘O que significa educar uma criança hoje?’ (limites, potenciais e possibilidades); ‘O que significa educar um adolescente hoje?’ (limites, potenciais e possibilidades). “Temos consciência de que várias famílias estão ainda em férias. No entanto, não poderíamos perder a oportunidade de oferecer às famílias de nossos alunos que estão em Santa Cruz do Sul este evento, dada a importância do tema e o currículo do professor”, completa Raschen. Já na quinta-feira pela manhã, das 8 às 10 horas, os convidados especiais foram os próprios alunos da instituição.

Novidades 

O ano letivo vai começar com novidades na infraestrutura do Colégio Mauá, com obras e reformas focadas na melhoria do ambiente escolar. Neste sentido, o prédio do Turno Integral (Séries Iniciais) foi reformado, o prédio das Séries Iniciais do Ensino Fundamental recebeu um telhado novo, além da pintura das quadras externas e de salas de aula dos Ensinos Fundamental e Médio. “Além disso, estamos investindo em novos equipamentos para a sala de informática das Séries Iniciais e recursos de multimídia para Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, que vão permitir aulas mais interativas e dinâmicas”, salienta Raschen.

Investimento 

Já estão em andamento as obras de terraplanagem do novo prédio do Colégio Mauá para o Ensino Fundamental. Localizada na área próxima à pista atlética, a obra, de quatro andares, vai abrigar 24 salas de aula e mais salas especiais. “É um grande investimento que temos pelos próximos três anos, com previsão de conclusão no final de 2018, que certamente vai qualificar ainda mais a nossa estrutura”, completa o diretor.

Estrutura 

O Colégio Mauá abriga anualmente 66 turmas em 46 salas de aula, desde a Educação Infantil, Séries Iniciais, Ensino Fundamental (5º ao 9º ano) e Ensino Médio, nos turnos da manhã e tarde. Os alunos contam, também, com salas de apoio, brinquedoteca, área de recreação e biblioteca infantil, dois laboratórios de informática, uma sala de atividades múltiplas, duas bibliotecas, um anfiteatro no bosque e um teatro pedagógico e cultural.

Proposta 

Contribuir para a formação de uma pessoa que cultive valores que contemplem a vida; que seja crítica, capaz de sentir e avaliar a realidade, interagindo no contexto onde está inserida, consciente de seus direitos e deveres. Esta é uma das propostas do Colégio Mauá, que há 145 anos mantém uma forte atuação junto à comunidade local e regional, fazendo parte da formação de dezenas de gerações.