Com os dias quentes sentimos muito calor e sede e não pense que somente nós, seres humanos é que precisam de cuidados especiais no Verão, com os animais acontece o mesmo. Muitas famílias possuem, pelo menos, um animal de estimação. Eles se tornam a alegria da casa e todos da família pegam amor por ele, sendo assim o afeto e o apego se tornam grandes. E para que eles tenham saúde os cuidados, não somente nos dias quentes, mas em todos os dias são importantes.
Animais com pelos – cachorros, gatos – tendem a mudar a pelagem conforme a estação. No verão os pelos e a pelagem tornam-se menos densos e está enganado quem pensa que os pelos é que são os vilões das alergias. No inverno o pelo é mais grosso e volumoso para reter o calor e não ficar com frio.
Nos dias quentes do Verão, as pulgas e carrapatos fazem a festa e podem incomodar não só os animais, mas como toda a família. “Os carapatos transmitem doenças que podem ser fatais. Nos dias quentes a rotina dos animais deve ser normal, ou seja, com troca diária da água. O importante, sempre, é manter as vacinas em dias para evitar doenças como a leptospirose que está aparecendo bastante com os alagamentos”. destacam os veterinários Flávio Castro de Andrade e Manuela Hammes, da Clínica Veterinária Doutro Faveco.
Quanto às viagens de passeios durante as férias de Verão, os veterinários enfatizam que é importante transportar os animais com cinto de segurança e, principalmente, em caixas de transporte. “Para os que preferem que os animais permaneçam em segurança, ao invés de levá-los juntos nas viagens, dispomos na clínica de hospedagem para cães, gatos e pássaros.”
Ana Souza
Veterinários Manuela e Flávio, da Clínica Doutor Faveco
Divulgação/RJ
Atenção aos animais também é necessária durante os dias quentes do Verão