Everson Boeck
[email protected]
Reconhecido por uma atuação que em 2013 completou 110 anos, o Colégio Marista São Luís iniciará o ano letivo de 2014 com um novo vice-diretor, o professor Anderson Roberto dos Santos. O evento de posse aconteceu na noite de terça-feira, 11 de fevereiro, na Beerside. Na oportunidade, também aconteceu o lançamento do livro que conta a trajetória dos 110 anos da instituição.
O momento de confraternização consolidou o início de mais um ano letivo e a continuidade de um trabalho que vem sendo aprimorado ao longo dos anos.Olivro retrata a história dos 110 do educandário. O autor do livro é o jornalista e escritor Sérgio Roberto Dillenburg que também é ex-aluno do colégio marista e durante 20 anos professor de comunicação da Unisinos e atualmente é produtor da Rádio da Ufrgs.
O vice-diretor Anderson fica no lugar do irmão Inácio Rowedder, que deixa o cargo depois de três anos na função para fazer parte da União Marista Brasileira (Umbrasil) – o patamar mais elevado dos irmãos maristas do Brasil. O novo vice-diretor é Mestre em Educação (Unisc) e Licenciado em Estudos Sociais/História pela mesma universidade. Atuou na assessoria de movimentos sociais, na Educação de Jovens e Adultos e desde 2003 integra a equipe do Marista São Luís, onde foi professor de Geografia, Ensino Religioso e Música. Desde 2011 coordena as áreas pedagógica e pastoral. Concluiu em 2013 o curso Formação de Líderes, voltado para a Gestão Educacional.
Ao tomar posse, Anderson disse que quando iniciou sua caminhada no Colégio São Luís se sentiu mais próximo de realizar seu sonho. “Quando comecei minha jornada pedagógica tive a certeza de que este é meu lugar e aqui eu teria a oportunidade de contribuir para um mundo melhor. Aprendi muito com meus colegas e os próprios alunos”, frisou.
NOVIDADE
A escola também está preparando uma Banda Marcial (Marching Band). Com o objetivo de montar a banda,o colégio investiu em instrumentos musicais em parceria com a Pearl. Os estudantes que tiverem interesse em participar deverão entrar em contato com os professores Astor Rocha e Edinho Nascimento.
Trata-se de uma banda marcial, um grupo de músicos instrumentais que geralmente apresentam-se ao ar livre e incorporam movimentos corporais, geralmente algum tipo de marcha à sua apresentação. Esses grupos geralmente utilizam duas classes de instrumentos, como metais e percussão. As músicas tem um ritmo forte, adequado à marcha e além dos desfiles tradicionais, apresentam-se em eventos especiais.
Os instrumentos geralmente são divididos entre música e percussão. Musical: trompete, trombone, bombardino, tuba, trompa, sousafone. Instrumentos adicionais: música, sopro facultativos: flautim (instrumento de embocadura livre) flugelhorn, saxhorn e melofone. Percussão: bumbo, caixa, tarol, prato, surdo ou bombo, leguero, quadriton, quintotom, bateria, meia-lua, lira, xilofone, metalofone entre outros.
Equipe Diretiva:
– Nei Cesar Morsch (Diretor)
– Anderson Roberto dos Santos (Vice-diretor)
– Marta Maria Gonzatto (Coordenadora Pedagógica)
– Claudia Sperb Machado (Orientadora Educacional)
– Tatiane Jahn Lopes (Orientadora Educacional)
– Ir. Jader Henz (Coordenador de Pastoral)
– Antonio Marcelo Faleiro (Coordenador de Turno)
Fotos: Rolf Steinhaus
Vice-diretor Anderson Roberto dos Santos, escritor Sérgio Roberto
Dillenburg, e o diretor Nei Cesar Morsch
Momento de sessão de autógrafos do escritor Sérgio Dillenburg,
escritor do livro que conta a história da instituição