Ana Souza – [email protected]
A trajetória de Claci Petry como professora iniciou ao concluir o curso de Pedagogia (Séries Iniciais) pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) no ano de 1997. “Depois fiz duas especializações na área de Supervisão Escolar e Educação Infantil e ainda cursei Linguagem de Sinais, libras.” Por sete anos ela lecionou no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora em Rio Pardo, com Educação Infantil, 1º e 2º anos. “No Colégio Marista São Luís ministro aulas desde fevereiro de 2011.”
Claci enfatiza que a opção por ensinar os pequenos é uma verdadeira paixão. “Optei por trabalhar com os pequenos de 1º ao 4º ano (especialmente com o primeiro ano), porque sou apaixonada pela alfabetização, já que a mesma se inicia nessa fase. Acredito ser esta a etapa mais importante e marcante, tanto para a criança quanto para o professor, onde podemos ter a certeza de que os ensinamentos, as vivências, as descobertas e as emoções, permanecerão por toda a vida.”
A boa convivência aluno/professor é imprescindível para que ocorra a aprendizagem. “Precisa existir uma relação de amizade e principalmente de carinho, onde a criança se sinta segura e amada. O professor precisa fazer parte do “mundo de faz de conta” da criança para que ela possa também fazer parte do mundo da aprendizagem e da descoberta. Partindo desses princípios, certamente o professor conseguirá desenvolver um bom trabalho e atingir seus objetivos. Inclusive esse foi o motivo, pelo qual escolhi como tema em um de meus trabalhos de monografia “A importância da afetividade na aprendizagem”, onde também foi possível reforçar esta contestação.”
FAMÍLIA
Conciliar o tempo entre os ensinamentos dos alunos e o convívio com a família também é fundamental para os professores. “Tenho duas filhas, de 30 e 22 anos, uma delas mora comigo e outra mora em São Paulo. É muito tranquilo conciliar família e trabalho, já que ambas são adultas, isso inclusive contribui para que eu possa me dedicar de maneira especial ao meu trabalho.”
SER PROFESSOR
“Ser professora para mim, além da realização de um sonho, é contribuir na formação de pessoas, construindo sentido para a vida, buscando um mundo mais justo e saudável para todos e principalmente tornando crianças mais felizes. Penso que o professor é imprescindível na vida das pessoas de todas as profissões do mundo e por isso acho justo e me sinto valorizada em ter um dia especial para essa profissão tão importante e desafiadora nos dias de hoje.”
LEMBRANÇAS
Dois acontecimentos marcam a trajetória da profe Claci. “Algo que me marcou e que me marcará sempre, na verdade são dois acontecimentos: o primeiro é ver o sorriso de uma criança e a felicidade dela quando descobre a magia da leitura, onde a partir daquele momento ela é capaz de ler palavras e não apenas gravuras. O segundo é que minha trajetória também é marcada pela grande afinidade e carinho que costumo ter por todos os meus alunos e em razão disso, sofro muito quando chega ao final de cada ano letivo. Finalizo com esta sábia frase:“Nunca diga a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas no mundo são tão humilhantes…”
(Willian Shakespeare)
Divulgação/RJ
Profe Claci com seus alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista São Luís