Início Cultura CULTURA | Mais arte na praça

CULTURA | Mais arte na praça

Novo Secretário Municipal, Douglas Albers, pretende ampliar o potencial democrático da cultura em Santa Cruz

Guilherme Athayde
jornalismo@riovalejornal.com.br

Santa Cruz do Sul possui uma atividade cultural bastante efervescente. O público já se acostumou com uma agenda anual cheia de atividades como shows, eventos, festas tradicionais como a Oktoberfest, Enart e Christkindfest, que já se consagraram como pontos altos das festividades no município.

Com o desafio de manter essa atividade e até ampliar o espaço para elementos culturais na nossa cidade, o novo Secretário de Cultura, Douglas Albers, assumiu a pasta juntamente com a subsecretária, Zoraia Pereira. A intenção é manter o Centro da cidade como um espaço plural para a cultura, e uma das primeiras sugestões da dupla que está à frente da Cultura é usar mais do espaço da Rua Marechal Floriano, restringindo a passagem de veículos na rua aos domingos, e preencher os espaços com arte, após o término das obras do calçadão na rua principal.    

“Que a gente faça este espaço ser coletivo, de caminhadas, da comunidade. Porém, a gente vai ter que esperar a obra do calçadão liberar, porque já tenho a quadra de lá trancada e não podemos trancar aqui também. A partir do momento que se libera a quadra lá em cima, a gente tem uma série de atividades que a gente quer colocar na frente da praça da prefeitura e vai envolver a rua”, confirma o novo secretário. Entre as primeiras atividades da Secretaria de Cultura sob a nova administração, esteve a organização da Corte do Carnaval, no Pavilhão Central da Oktoberfest. Além disso já estão sendo realizados os preparativos para o Feirão do Artesanato, que deve reunir artesãos santa-cruzenses em um evento que ocorre em março deste ano. 

“A gente conseguiu unir todos os grupos de artesanato de Santa Cruz, porque até então eles estavam divididos. Eram quatro ou cinco eventos diferentes e a prefeitura tinha que arcar com todos. Chamamos os organizadores aqui na Secretaria, disse pra eles que nós estamos unificando, a partir de agora é um Mega Feirão de Artesanato”, comenta Albers.

Os assuntos da Secretaria da Cultura são, na maioria das vezes, interligados com outras pastas, como a do Turismo, por exemplo. O Bailinho da Borges, que ocorre no próximo dia 22, é um exemplo de evento que envolve cultura e turismo, e terá o apoio do município. Para o secretário, o apoio da prefeitura ao evento é fundamental, pois a festa reúne muitos visitantes de fora, e principalmente, as famílias, que se sentem seguras para celebrar o carnaval em Santa Cruz.

 “O Bailinho se formou um evento extremamente familiar. Eu participei da última edição, no ano passado, e me chamou a atenção que são muitas famílias. O casal, as crianças fantasiadas”. Albers destaca que, entre Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Susepe e Bombeiros um grande número de profissionais da segurança pública estará trabalhando para a segurança do cidadão. O secretário também se reuniu com representantes do comércio para organizar a divisão de espaços durante o bailinho, para que todos tivessem suas demandas atendidas.

Ainda projetando os trabalhos da Cultura para os próximos anos, Albers destaca que, apesar de a Assemp ser a organizadora da Oktoberfest, a Secretaria de Cultura também pode dar sua contribuição para o evento. Uma das ideias do novo secretário é ampliar a participação dos santa-cruzenses na questão do comércio de comidas e bebidas, além de dar mais espaços para os músicos da cidade.

“A responsabilidade ela é grande. Se fossemos elencar a Secretaria que mais se destacou nos últimos anos, nós diríamos, a Cultura. E foi bom, no meu ponto de vista. Dá pra fazer muito mais? Dá. Porque tudo que a gente tá planejando está chegando por pessoas que não estavam sendo ouvidas antes. Tinha muita gente que nunca ganhou uma reunião aqui na secretaria”, explicou Albers, projetando o trabalho dos próximos quatro anos.

HOME