Início Geral VALE DO RIO PARDO | Gilson Becker retorna à presidência do Cisvale

VALE DO RIO PARDO | Gilson Becker retorna à presidência do Cisvale

Santa Cruz do Sul – Em assembleia geral o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) elegeu a nova diretoria para a gestão da entidade nos próximos dois anos. O prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, assume como presidente e o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, como vice, a partir de 1º de janeiro de 2025. A assembleia aprovou também a criação do Fundo Permanente de Meio Ambiente, formalizado também em contrato de programa com os municípios para a gestão dos projetos de adaptação e resiliência às mudanças climáticas na região. Ainda durante o encontro, o Sicredi Vale do Rio Pardo confirmou a doação de cinco estações meteorológicas de monitoramento, contemplando o projeto do Eixo I do Comitê, sendo este o primeiro projeto a ser beneficiado com a doação.

Eleito por unanimidade, Gilson Becker reforçou a importância do Cisvale para a região, especialmente no que se refere ao desafio do clima e todos os projetos criados tanto pelo Comitê Pró-Clima, quanto pela Agenda Ambiental Cisvale 2030, idealizada durante sua primeira gestão à frente do Consórcio, em 2022. “Teremos novos e importantes desafios para o Consórcio, assim como em todos os nossos municípios. No entanto, com o apoio e a união de todos, acreditamos que vamos conseguir avançar nesta área, assim como em demais serviços do Cisvale”, disse o presidente eleito, ao referir-se a aprovação dos demais gestores, à proposta do Cisvale em realizar um concurso público para contratação de profissional especializado em compras por meio de licitação.

Com a criação do cargo, além de gerenciar as compras coletivas de medicamentos – atualmente realizadas pelo Consórcio, haverá a possibilidade de expansão deste serviço, especialmente para atenção à legislação específica de licitações, que são as compras realizadas por órgãos públicos. A assembleia aprovou também o orçamento do Cisvale para o ano de 2025, cujo montante de recursos para funcionamento do Consórcio será de R$ 20.460.000,00

Sandra Backes, atual presidente que permanece no cargo até 31 de dezembro, agradeceu a parceria com todos os municípios consorciados. Em seu pronunciamento, a gestora apresentou uma retrospectiva de fatos, nos quais, o socorro aos municípios durante as enchentes de maio, criação do Comitê Pró-Clima e toda articulação para criar projetos e captar recursos para eles, estiveram em destaque. “Foi um ano de muito trabalho e de grade desafio para todos nós. Mas nem por isso deixamos de realizar as atividades do Centro TEA, referência no tratamento do Autismo, a revisão de nossos planos de saneamento, as atividades da Agenda Ambiental e até mesmo a realização da Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente”, ressaltou. Sandra destacou ainda que o consórcio vem trabalhando uma parceria com o governo do Estado, em busca da ampliação dos serviços especializados na área da saúde regional.

Além de Becker e da Rosa, assumem a nova diretoria do Cisvale, a partir de 1º de janeiro de 2025, como secretária, a prefeita de Minas do Leão, Silvia Lasek, como secretária e como tesoureiro, Ricardo Froemming, prefeito eleito de Vale Verde, também compunham a chapa. O Conselho Fiscal foi eleito na assembleia, determinando presidente Nestor Ellwanger (Rim), prefeito de Candelária, Rogério Monteiro, prefeito de Rio Pardo, secretário, Marcelo Laufer, prefeito do município de Gramado Xavier, segundo secretário, Edgar Theisen, prefeito de Passo do Sobrado e no cargo de vogal, o prefeito eleito de Vale do Sol, José Valtair dos Santos.

Criado fundo permanente de meio ambiente

Uma das exigências legais para o recebimento de recursos para o custeio e financiamento de projetos do Comitê Pró-Clima e a Agenda Ambiental Cisvale 2030 é a criação de um fundo específico, de atividades relacionadas ao gerenciamento do fundo permanente e meio ambiente. Com isso, entidades privadas, governos federal e estadual, Ministério Público poderão doar recursos para estes projetos. “A partir desta criação, fica também possível que estas entidades façam repasses de verbas e valores destinados ao custeio e implementação dos projetos criados pelo Comitê Pró-Clima do Vale do Rio Pardo, assim como da Agenda Ambiental Cisvale 2030”, complementa a diretora executiva do Cisvale, Léa Vargas.

Sicredi doa cinco estações de monitoramento

Convidado da assembleia geral de prefeitos, o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, confirmou a doação de cinco estações de monitoramento do clima, para auxiliar na implementação do projeto do Eixo I, Resiliência Climática e Gestão de Desastres. “Recebemos recursos de várias cooperativas do País, e junto de valores próprios, da nossa cooperativa, conseguimos fazer vários repasses e socorro aos nossos municípios. Esta é uma pequena doação, mas é uma forma de contribuir com todo este trabalho do Pró-Clima”, destaca. A presidente Sandra Backes ressaltou que a doação da Sicredi é o pontapé inicial de um dos projetos mais importantes, que trata sobre a mitigação e resiliência aos eventos climáticos extremos. “Esta doação é emblemática e mostra como são importantes os nossos projetos e toda a mobilização do comitê e da região”, frisa Sandra. 

Assessoria de Imprensa/Cisvale