Os clubes da Série A1 – Divisão Especial do Campeonato Gaúcho se reuniram no congresso técnico na tarde desta sexta-feira, 22, na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em Porto Alegre. O grupo aprovou a nova fórmula da competição, que prevê a dsitribuição dos 12 times em três grupos de quatro cada, definidos em sorteio, com jogos em cruzamento entre as chaves.
O Grupo A terá Grêmio, São José, Guarany de Bagé e Avenida. No B estarão Internacional, Caxias, Pelotas e Ypiranga. E o C será composto por Juventude, Monsoon, Brasil de Pelotas e São Luiz. A primeira fase será disputada em turno único e as equipes de cada chave jogarão oito vezes contra as das outras duas. A FGF divulgará nos próximos dias a tabela de jogos detalhada.
Os times que terminarem em primeiro lugar em cada grupo e o melhor dos segundos colocados avançarão para as semifinais, que serão jogadas em ida e volta, assim como a etapa final. Os clubes entre quinto e oitavo lugares farão um quadrangular por vaga na Copa do Brasil de 20265. E os restantes, do nono ao 12º, disputarão o “torneio da degola” para a segunda divisão – dois deles serão rebaixados à Série A2 – Divisão de Acesso do ano seguinte.