Início Geral Autocuidado | Prevenção além do Outubro Rosa

Autocuidado | Prevenção além do Outubro Rosa

É importante prezar pela saúde, fazendo periodicamente o autoexame ou mamografia

Autocuidado é uma palavra que está em alta. Mas, será que precisamos ter só no Outubro Rosa? O autocuidado para nós, mulheres, vai além do Outubro Rosa, se estende em todos os meses do ano e, sobretudo, é o modo das mulheres tomarem o controle sobre si e sua saúde. É importante prezar pela saúde, fazendo periodicamente o autoexame ou mamografia, mas, mais do que isso: o autocuidado é também cuidar da saúde emocional, espiritual, social e intelectual.

No Projeto Empodera a preocupação com a questão do câncer é o ano todo e auxiliamos emocionalmente mulheres em tratamento oncológico através de técnicas da consultoria de imagem, como a Oncoimagem e técnicas de autoconhecimento, através do coaching, que faz com que a mulher se conscientize mais sobre a própria vida e a sua imagem e crie propósitos que vão motivá-la a superar a doença.

O que é Oncoimagem e porque é tão importante para desenvolver o autocuidado?

Oncoimagem vai além do que o nome sugere. É um trabalho amplo, que endereça também questões emocionais da paciente em tratamento. O objetivo central é resgatar a confiança e autoestima, “pois durante a quimioterapia, a imagem se desfragmenta e a mulher acaba perdendo sua identidade”, explica a coordenadora do projeto e também consultora de imagem, Nadiane Nardi. E o visagismo junto com a consultoria de imagem, ajuda neste processo de reconstrução da identidade das mulheres.

De acordo com a Nadiane, “a mastectomia é uma questão privada da paciente, mas a perda capilar e aparições públicas sem os cabelos é uma questão social, porque é uma imagem que carrega o estigma da doença.”

Dentro da oncoimagem, a coloração pessoal é uma das metodologias que elas mais gostam, que visa encontrar os tons que mais valorizam a paciente e complementam sua beleza natural. O processo é simples: várias cores são colocadas junto à face e vê-se claramente quais reagem melhor e dão um up na aparência. Com a perca dos cabelos também analisamos se ela se sentirá melhor careca, com um lenço ou turbante, e quais tons ou cores, tanto de cabelo ou maquiagem combinam mais com seu rosto. Maquiagem, acessórios e cores são ótimos aliados no combate emocional contra o câncer. Também pensando na autoestima e incentivando o autocuidado, no decorrer do ano fizemos desfiles, fotografias, automaquiagem e dias de beleza, onde as rainhas são sempre elas e conseguem ver o quão lindas podem ser, mesmo no decorrer do tratamento.

ATENDIMENTOS GRATUITOS

O Projeto Empodera é formado pelo voluntariado da coordenadora Nadiane Nardi, de profissionais que auxiliam com palestras, oficinas e atendimentos e também por mulheres que já passaram pelo câncer e agora dão força e suporte para mulheres que estão passando. Em Santa Cruz do Sul é possível ter acesso a este atendimento se inscrevendo no Projeto gratuitamente através do whatsapp: (51) 99995-0035 com a Nadi, na recepção do Centro de Oncologia do Hospital Ana Nery ou na recepção do Centro de Oncologia da Unimed. O trabalho de Oncoimagem é desenvolvido gratuitamente para todas as participantes do projeto.

E se eu receber o diagnóstico de câncer?

Quando descobrimos um câncer, um turbilhão de emoções inundam a nossa mente e, como milhares de outras mulheres ao redor do mundo inteiro, sentimos na pele os desafios de gerenciar nossas emoções na tentativa de nos equilibrarmos para termos força para seguir em frente, por nós e por nossa família.

Também lutamos para manter nossa autoestima, nossos relacionamentos e o cuidado com nosso bem estar e o da nossa família. Passamos por episódios de estresse, de depressão, de ansiedade e de muito medo, medo do que vai acontecer, do tratamento, da cirurgia, do desconhecido, de como vai ficar a família, de como enfrentar as pessoas, de se olhar no espelho, de não se reconhecer novamente….

Junto com todo este presente vem o passado, que traz suas amarguras, seus erros, suas escolhas, sua infância, juventude, lembranças maravilhosas mas também doloridas. E vem o futuro, com tudo que você queria fazer e não fez ainda, com planos, objetivos e uma fé muito grande, que transcende, que é muito maior que você, que te guia e te dá forças nesta jornada.

Levamos anos pra construir um padrão de pensamentos e comportamentos, mas eles possuem uma lógica que pode ser quebrada a partir de uma situação ou emoção muito forte, como o diagnóstico do câncer. E quando isso acontece muitas emoções e sentimentos vem a tona, coisas que estavam guardadas e nem lembrávamos mais, começamos a lembrar de nossa essência que ficou perdida no meio do caminho. Mas, através do autoconhecimento e uma nova estrutura de pensamentos e ações, conseguimos reencontrar a melhor versão de nós mesmas, passar pelos obstáculos, superar medos, os refazer e recomeçar.

Nós, do Projeto Empodera, sabemos que todas vocês tem uma Mulher Maravilha dentro de si, mas às vezes esta mulher precisa de ajuda, precisa se reerguer, precisa se reencontrar ou simplesmente de apoio para seguir a sua luta. E o nosso objetivo é auxiliar vocês, que já passaram ou estão passando por situações de desgaste emocional e de autoestima, muito além do físico.Falamos sim, sobre a doença, mas vamos muito mais além, numa jornada profunda, sobre o nosso eu interior e como ele reflete em nosso organismo, nossa saúde e na nossa imagem externa.

Como começou o projeto empodera

A ideia surgiu quando a fundadora e coordenadora do projeto, Nadiane Nardi, teve uma perda muito grande na família por causa do câncer (mãe) que a deixou com muitas saudades e aprendizados e a vontade de fazer algo que ajudasse as mulheres que estivessem passando por isso.

Ela já trabalhava com a metodologia do coaching e via o quanto esta ferramenta podia empoderar as pessoas e trazer grandes benefícios para a vida. Mais tarde, fez um MBA em Visagismo e Imagem Pessoal, que também auxilia as pacientes a se reencontrarem e aumentarem sua autoestima. O Projeto é realizado desde 2018 no Hospital Ana Nery e desde 2022 tem uma parceria com a Unimed também. A maioria das participantes do Projeto são pacientes do Centro de Oncologia Integrado do Hospital Ana Nery, mas também temos participantes de outros planos de saúde como a Unimed. São atendidas mulheres com todo o tipo de câncer, não só o de mama. Os encontros ocorrem durante todo o ano, semanalmente. É um trabalho quase que contínuo, tirando somente alguns períodos de férias. Nestes encontros, além do trabalho da Nadiane, ocorre rodas de conversa com trocas de experiências e também são convidados profissionais para palestras e oficinas.

VOLUNTARIADO

Qualquer pessoa ou empresa que queira contribuir de alguma forma é bem-vinda, o grupo está crescendo cada vez mais e precisamos de ajuda. Se você está interessado em contribuir de alguma forma pode entrar em contato atrais do WhatsApp: (51) 99995-0035.

Obs: Leia na próxima edição o depoimento de Maria Cristina Pereira Soares, que faz parte do Grupo Empodera