Início Geral Herança cultural | Programação celebrou legado deixado pelos imigrantes alemães

Herança cultural | Programação celebrou legado deixado pelos imigrantes alemães

Atividades envolveram a música, dança, desfiles temáticos, jogos germânicos, gastronomia típica, cantos de coral e celebrações religiosas

Programação cultural é diferencial da Oktoberfest Santa Cruz. Desfiles traduziram a temática da festa com a herança dos imigrantes alemães que chegaram ao Brasil há 200 anos e há 175 anos em Santa Cruz do Sul
Fotos: Rodrigo Assmann

Durante os 12 dias da 39ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, milhares de visitantes puderam desfrutar de uma programação cultural diversificada, e repleta de atrações que se destacam como um dos principais diferenciais da Festa da Alegria. As atividades incluíram música, dança, desfiles temáticos, jogos germânicos, gastronomia típica, cantos de coral e celebrações religiosas, simbolizando a herança cultural deixada pelos imigrantes alemães que chegaram ao Brasil há 200 anos e há 175 anos em Santa Cruz do Sul.

As atividades realizadas no Parque da Oktoberfest contaram com a participação de 40 grupos de danças folclóricas, envolvendo crianças, adultos e idosos de diversas partes do Brasil e até de outros países e mais de 1.000 dançarinos. Entre os palcos do Pórtico e do Pavilhão Central, mais de 30 bandas de baile animaram o público, além de bandinhas itinerantes que alegraram os visitantes por onde passaram. A Mostra Cultural da 39ª Oktoberfest é apoiada pelas Leis de Incentivo à Cultura Estadual e Federal.

Encontro de Sociedades

No último sábado, 20 de outubro, o Parque da Oktoberfest foi o cenário do maior Encontro de Sociedades já realizado na história da festa, reunindo mais de 80 grupos de Santa Cruz do Sul e do Vale do Rio Pardo. Este evento, considerado um dos momentos mais simbólicos da Oktoberfest, destacou a riqueza cultural e o espírito comunitário da região.
O desfile de bandeiras e trajes típicos, que começou no Pórtico do parque, foi um verdadeiro espetáculo de tradição, unindo sociedades de cidades como Vera Cruz, Vale do Sol, Venâncio Aires, Sinimbu e Passo do Sobrado. A solenidade no Pavilhão Central não apenas celebrou a diversidade cultural, mas também reforçou as raízes germânicas que permeiam a identidade local, transformando a Oktoberfest em um verdadeiro mosaico de cultura e tradição.

Corais

O canto de coral desempenha um papel fundamental na preservação das tradições dos imigrantes alemães, sendo um elo importante entre o passado e o presente. Como uma das atrações mais emblemáticas que celebram a cultura alemã, as apresentações de coral são uma certeza na Oktober. No primeiro sábado do evento aconteceu o 6º Encontro de Corais Infantojuvenis, realizado no Auditório “Unser Platz”, da Assemp. O encontro promoveu a interação entre os jovens coralistas, reforçou laços comunitários e celebrou a continuidade das tradições passadas de geração em geração.

Na quinta-feira, 24 de outubro, a Comunidade Evangélica do Centro acolheu o 9º Encontro de Corais Adultos da 39ª Oktoberfest. Com a participação de corais como o da Afubra, do Centro Cultural 25 de Julho, do Cruzeiro de Boa Vista, da AABB Santa Cruz do Sul e do Coral de Vale do Sol, mais de 100 coralistas se reuniram para apresentar um repertório diversificado, incluindo canções em língua alemã em homenagem aos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil.

Atrações internacionais

Neste ano, dois destaques internacionais enriqueceram a programação cultural da 39ª Oktoberfest: a apresentação da Orquestra Hunsrücker Blasmusik, da Alemanha, e o espetáculo do Grupo Ballet Ucraniano Tryzub, da Argentina. A Orquestra Hunsrücker Blasmusik trouxe um pedacinho da Alemanha para Santa Cruz do Sul, animando o público no Pavilhão Central na noite de 12 de outubro. Com 33 talentosos músicos tocando uma variedade de instrumentos de sopro e percussão, a orquestra proporcionou mais de uma hora de animação, celebrando músicas tradicionais e garantindo uma imersão completa na cultura musical alemã.

Na última sexta-feira, 25, o Grupo Tryzub encantou o público ao levar ao palco a beleza e o encanto das danças folclóricas ucranianas. Vestindo trajes que refletiam as ricas tradições do povo ucraniano em cada detalhe e cor, o grupo apresentou coreografias repletas de movimentos característicos, acrobacias e uma energia contagiante.

Originário da região de Misiones, conhecida pela forte colonização ucraniana, o Tryzub é formado por descendentes de imigrantes que se dedicam a manter viva a tradição cultural ucraniana. A apresentação celebrou as raízes ucranianas e destacou a importância da dança como forma de preservar e transmitir a herança cultural para as novas gerações.

Desfiles

A Festa da Alegria aconteceu tanto dentro quanto fora do parque, e uma das principais atrações da programação cultural foram, sem dúvida, os desfiles temáticos. Com o tema “Esperança, Fé, Plantar e Colher”, os desfiles, realizados tradicionalmente aos domingos, espalharam cor, alegria e animação pelas principais ruas de Santa Cruz, culminando no Parque da Oktoberfest.

Mais do que apenas uma exibição animada, a atividade contou uma bela história e carrega um enredo rico em tradição. As quatro primeiras alegorias celebraram o Bicentenário da Imigração Alemã, enquanto as outras oito prestaram homenagem à 39ª Oktoberfest. Sob um sol radiante e céu azul em todos os domingos, os três desfiles contaram com 12 alegorias, 40 alas e mais de 17,5 mil figurantes, que espalharam sua alegria e energia contagiante ao longo da Rua Marechal Floriano. As apresentações tiveram duração média de duas horas e meia e atraíram um público estimado de 105 mil pessoas.