Lucca Herzog
[email protected]
A 6ª Semana Lixo Zero em Santa Cruz do Sul está em andamento desde a última sexta-feira, 18, na sede da Associação Comercial e Industrial (ACI). Promovidas pelo Coletivo Lixo Zero do município e Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), as atividades ocorrem até o próximo domingo, 27. Além de informações sobre as ações inscritas, a abertura contou com as manifestações da secretária municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Simone Schneider, e do coordenador de Sustentabilidade da Fundação para Proteção Ambiental de Santa Cruz do Sul (Fupasc), Sebastião Bohrer.
Simone apresentou um panorama da gestão de resíduos sólidos em Santa Cruz, detalhando dados sobre coleta, destinação, metas e desafios a serem enfrentados nos próximos anos. Ela destacou a necessidade de mais investimentos na área de reciclagem e em educação ambiental nas comunidades e empresas.
Sebastião enfatizou os projetos educacionais desenvolvidos pela Fupasc, em parceria com a rede pública de ensino. Ele exaltou impactos positivos do projeto Escola Sustentável, que promove atividades continuadas, pertinentes às realidades da comunidade escolar. Entre as ações empreendidas, estiveram gerenciamento de resíduos, coleta seletiva, horta pedagógica, compostagem, coleta de água da chuva e reciclagem. Como exemplo, representantes das escolas municipais Dona Leopoldina e Guilherme Hildebrand distribuíram o sabão produzido por alunos no projeto.
A Semana
Idealizada em âmbito nacional pelo ILZB, a Semana Lixo Zero é uma plataforma mobilizadora por nichos que tem como objetivo trazer soluções para que a meta lixo zero seja alcançada. O tema deste ano é “Responsabilidade Socioambiental por uma Cidade mais Digna”. A embaixadora do instituto em Santa Cruz, Débora da Silva, frisou que a proposta é, a partir dessa temática, “fazer também uma retrospectiva do que esse movimento trouxe para nossa cidade até agora, em termos de resultados, e ressaltar a importância da auto-responsabilização de cada cidadão nesta cadeia de geração de resíduos”. A programação pode ser conferida nas redes sociais do Lixo Zero Santa Cruz ou em www.riovalejornal.com.br.