Ana Souza
[email protected]
Foram 47,13 % dos votos válidos: este foi o resultado que deu a vitória para os candidatos a prefeito Sérgio Moraes e seu vice Alex Knak, da Coligação PL, MDB, PDT, Podemos, Avante e Solidariedade. Em segundo lugar ficou a candidata Helena Hermany e seu vice Fabiano Dupont, da Coligação Caminho Seguro: PP, PSB, PSD, Federação PSDB Cidadania, PRD, Republicanos e União Brasil, somando 33,21% com 26.304 votos. Em terceiro Francisco Carlos Smidt, o Carlão, e Anette Schiemann, que compõem chapa pura, com 11,44% somando 9.060 votos e em quarto lugar João Pedro Schmidt e Marta Nunes, que formam chapa pura, pela Federação Brasil da Esperança, liderada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), com PCdoB e PV com 8,22% somando 6.507 votos.
Em entrevista ao Riovale Jornal, durante o andamento da campanha, os vencedores do pleito, Sérgio e Alex falaram sobre o plano de governo que traz como foco ‘Santa Cruz nas mãos do Povo de novo’. Conforme Sérgio: “Eu tinha dado por encerrada esta parte da minha vida, mas devido à situação em que Santa Cruz hoje se encontra, me senti no compromisso de voltar”.
Junto ao QG, Sérgio e Alex aguardaram o resultado da votação e ao se aproximarem dos 100% dos votos válidos a festa foi grande. Falaram com a imprensa e, posteriormente, se dirigiram à rua Galvão Costa, em frente ao Parque da Oktoberfest.
“Agradeço a imprensa por se fazer presente, a equipe de trabalho e meu vice Alex Knak. A minha família agradeço de coração. Meu agradecimento imenso à população de Santa Cruz do Sul que durante todo este tempo me recebeu de forma espetacular. Santa Cruz mostrou que quer uma administração diferente. Que quer esta transparência e que vai acontecer depois do dia primeiro de janeiro. Será um governo de fora para dentro, ao contrário de hoje. Queremos ouvir as pessoas dos bairros e do interior. Temos cinco cadeiras confirmadas pelo Partido Liberal (PL), sendo o Rodrigo Rabuske o vereador mais votado, 4.786 e a vereadora Nicole com 3.749 e o Serginho com 2.500. Temos um grupo muito forte.”
A PREFEITURA É DA COMUNIDADE
Sérgio enfatizou que a votação mostra o lado que a população queria ficar. “Nossa coligação, naturalmente, se colocou em uma posição de quem estava sem processos e longe da corrupção, e o grupo que estava envolvido e perto da corrupção ficou para o lado de lá. A urna mostrou para os vereadores o que realmente falávamos lá atrás. Quero, com certeza, fazer uma transição pacífica, organizando nosso grupo e sentado com os partidos da coligação para montarmos uma equipe de trabalho muito forte e queremos, de forma imediata, mapear os bairros e interior para saber onde estão as crianças e os idosos com problemas de saúde. Saúde pública será a primeira obra que queremos fazer. Montar um governo que seja realmente um governo do povo. Santa Cruz de novo nas mãos do povo! A partir deste momento sou o prefeito de todos. Iremos atender todos de forma igual, a Prefeitura é da comunidade, não é do Prefeito e nem do Vice. Quero fazer um agradecimento aos candidatos que concorreram: Carlão, João Pedro e Helena. Daqui para frente serei o prefeito de todas as pessoas.”
Em especial, o prefeito eleito agradeceu pela receptividade com que foi recebido durante as caminhadas. “Os abraços que me fortaleciam e faziam com que eu dormisse em paz e acordasse disposto a trabalhar mais um dia. O povo é sábio e inteligente e respeitamos a opinião de cada um”.