Início Cultura Tradicionalismo | Desfile exalta o amor ao Rio Grande do Sul

Tradicionalismo | Desfile exalta o amor ao Rio Grande do Sul

Evento, transferido do dia 20, foi realizado na tarde de domingo, 22, na Rua Ernesto Alves

Tradicionalistas a cavalo trouxeram as bandeiras do Brasil, Rio Grande do Sul e de Santa Cruz do Sul

Ana Souza
[email protected]

Depois de ser transferido do dia 20, devido à previsão de chuva, o desfile de encerramento da Semana Farroupilha, em Santa Cruz do Sul, ocorreu na tarde de domingo, dia 22. O público acompanhou as entidades tradicionalistas e demais participantes que mostraram a valorização ao Rio Grande do Sul. Organizado pela Comissão dos Festejos Farroupilhas 2024, a Semana Farroupilha trouxe como tema o “Centenário Jayme Caetano Braun”. A abertura oficial foi marcada pela entrega da Chama Crioula, pelo coordenador do grupo Cavaleiros da Integração, João Renato Knorst, repassada ao Secretário de Cultura, Dinho Barbosa.
Em seguida, um momento especial. Em frente ao palanque oficial, montado próximo ao Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, na Praça Siegfried Heuser, o integrante do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Estância Alegre, Cláudio Couto Rosa, fez uma bela declamação e seguiu-se a ordem do desfile.
Ao longo do trajeto a exaltação ao nosso Estado, transmitida através das prendas e peões em caminhada ou a cavalo. Muitas crianças pequenas, demonstrando que a tradição deve se manter viva. As bandeiras do Brasil, Rio Grande do Sul e de Santa Cruz do Sul foram mostradas pelos participantes. Com cartazes nas mãos também lembraram a tragédia que assolou o RS e a união que surgiu para reerguê-lo. As danças tradicionalistas, com as invernadas, também fizeram parte do evento. Integradas estavam o grupo da Associação de Proteção à Vida (Aprovi), as Formiguinhas Solidárias e as Roxinhas.

As invernadas fizeram bonito com apresentação das danças
Fotos: Ana Souza


Conforme o coordenador dos Festejos Farroupilhas, Jacson Franco, as atividades ocorreram de forma intensa movimentando os tradicionalistas. “A transferência do desfile de sexta, dia 20, para domingo, 22, mostrou que todos estavam integrados para que este acontecesse. Foi totalmente positivo! Fizemos os últimos detalhes e o desfile ocorreu. O público queria ver o evento e sentir a energia farroupilha, tanto no contexto campeiro, quanto o artístico e cultural.”
Os Festejos Farroupilhas foram realizados através de uma comissão com representantes das secretarias municipais de Cultura e de Educação, Associação Tradicionalista Santacruzense (ATS), 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), Corpo de Bombeiros e Brigada Militar.
A programação que movimentou a semana é dedicada ao marco da Revolução Farroupilha, liderada pelo gaúcho Bento Gonçalves no século XIX. A Revolução Farroupilha foi mais longa revolução do Brasil, ocorreu entre os anos de 1835 a 1845 e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. Ao longo de toda a semana, os gaúchos montam acampamentos e comemoram, tomando chimarrão e celebrando com desfiles e shows. Usam vestimentas a caráter: as prendas usam vestidos rodados e os homens bombacha, lenço, guaiaca e chapéu. (Fonte: wikipedia)
No final do desfile foi extinta a Chama Crioula, instalada em frente ao palanque oficial.