Lucca Herzog
[email protected]
Por meio de projeto financiado pela Lei Paulo Gustavo, a Associação Amigos do Cinema apresentou, na noite de terça-feira, 27, a sua nova identidade visual, juntamente com uma programação especial: o Ciclo de Cinema “Identidade e Inclusão”. A nova marca foi apresentada durante cerimônia no auditório do Sindibancários, e reuniu diretoria, associados e representantes do setor do cinema e da cultura no município.
A nova identidade da Amigos do Cinema foi concebida coletivamente, pelos próprios associados. Posteriormente, a agência de marketing Go.Coelhos desenvolveu uma imagem partindo dos conceitos e valores da associação, baseando-se no desenho de uma câmera de cinema.
Para a diretoria, a nova identidade representa não só o novo rosto da instituição, mas uma nova fase da entidade, que prepara-se para seu 25º aniversário, que ocorrerá no próximo ano. A intenção do cineclube é aproximar-se de novos públicos, em especial o público jovem, e da efervescência audiovisual santa-cruzense, buscando atrair mais associados e uma maior plateia assídua, enquanto mantém sua proposta de trazer sempre títulos especiais, artísticos e provocadores, em geral seguidos por debates e reflexão.
Por isso, a Amigos do Cinema aproveitou a ocasião para anunciar a programação de um ciclo de cinema, organizado por quatro curadores convidados. O evento contará com debates e ações promocionais para o fomento da sétima arte na comunidade.
Ciclo de palestras
O ciclo acontecerá entre os meses de setembro, outubro e novembro. A Associação convidou os curadores Lara Pozzobon, Natália Corrêa e Alceu Silva para propor filmes, com debate especial na última sessão de cada ciclo. Fernando Costa fará, ainda, uma curadoria especial para grupos escolares, em três sessões nas tardes de terça-feira, que contarão com recursos especiais de acessibilidade e a discussão sobre inclusão junto ao público jovem. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.
Além disso, seis alunos das escolas que participarem das sessões especiais das tardes de setembro serão presenteados com uma carteirinha de associado vitalício. A carteirinha dará direito ao estudante de frequentar as sessões, acompanhado de um responsável. Com essa iniciativa, o cineclube busca difundir a beleza do cinema entre os mais jovens, contribuindo assim para a formação de público crítico e apreciador da arte.
Programação
- Setembro
Curadoria Lara Pozzobon
Filmes
Dia 17/09 – Menina de areia – Sandgirl (Alemanha, 2017, 74 min.) Direção: Mark Michel.
Dia 24/09 – 2 curtas + debate: – A Largura e o Comprimento do Céu – The Length and Breadth of the Sky (França, 1998, 26 min.) Direção. Dominique Margot.
O coração partido e a beleza (Austrália, 2015, 14 min). Direção: Genevieve Clay-Smith - Outubro
Curadoria Natália Corrêa
Filmes
Dia 01/10 – A confirmar.
Dia 08/10 – Mais pesado é o céu (Brasil, 2023, 98 min.) Direção: Petrus Cariry.
Dia 15/10 – A Mãe (Brasil, 2022, 91min.) Direção: Cristiano Burlan.
Dia 22/10 – 3 curtas: – O Pato (Brasil, 2022, 11 min.) Direção: Antonio Galdino. – Que som tem a distância? (Brasil, 2018, 15min.) Direção: Marcela Schild. – Sideral (Brasil, 2021, 15min) Direção: Carlos Segundo. - Novembro
Curadoria Alceu Silva
Filmes
Dia 12/11 – 5 Vezes Chico: O Velho E Sua Gente (Brasil, 2015, 1h30min). Direção: Gustavo Spolidoro, Ana Rieper, Camilo Cavalcante. Roteiro Izabella Faya.
Dia 19/11 – Ex-Pajé (Brasil, 2018, 1h21m) Direção: Luiz Bolognesi.
Dia 26/11 – Marte Um (Brasil, 2022, 1h55min) Direção: Gabriel Martins + debate - Inclusão nas escolas
Curadoria Fernando Costa
Filmes
Quem é o Último? (Belarus, 2018, 60min). Direção: Siarhei Isakov.
Sete Léguas (Espanha, 2019, 65min). Direção: Jon Ander Santamaría, Marcia Castillo