Início Especiais Dia do Cabeleireiro: Profissionais na arte de embelezar os cabelos

Dia do Cabeleireiro: Profissionais na arte de embelezar os cabelos

Ana Souza
[email protected]

Hoje, 3 de novembro, é o dia de lembrar dos profissionais responsáveis por embelezar e cuidar de nossos cabelos: os cabeleireiros. Eles também têm a missão de transformar o visual dos clientes, muitas vezes aumentando a autoestima.
E a tradição de cuidar dos cabelos vem lá da Pré-História quando o troglodita já se esforçava para tratá-los e arrumá-los. Achados arqueológicos com pentes e navalhas de pedra comprovam a existência dessa tradição. Mas a técnica propriamente dita, originou-se há cerca de cinco mil anos, no Egito. Foi neste período que surgiram perucas sofisticadas, as quais mostravam a habilidade dos cabeleireiros, estes com grande prestígio na corte dos faraós.
Foram os gregos que criaram os primeiros salões de cabeleireiro (koureia), em Atenas, construídos em praça pública. Na Grécia antiga, no século 2 a.C., os penteados eram bem elaborados; cabelos eram frisados, encaracolados delicadamente e com franjas em espiral. As mulheres enfeitavam os cabelos com tiaras e fitas, pentes de bronze ou de marfim. Os kosmetes ou “embelezadores de cabelo”, escravos especiais, eram afamados e muito procurados. Eles cuidavam dos homens e as escravas, das mulheres. Os cabelos eram perfumados com óleos raros e preciosos, tingidos ou descoloridos.
No mercado atual encontra-se uma grande variedade de produtos para embelezar os cabelos que são tingidos nas mais variadas cores; tratados com shampoos e condicionadores especiais; cremes alisantes, hidratantes, antioxidantes, remineralizantes, amaciantes, tudo para proteger não só os fios como o couro cabeludo e deixar os cabelos impecáveis.