Início Esportes Natação: Prodígio Renata fatura medalhas no Brasileiro Infantil

Natação: Prodígio Renata fatura medalhas no Brasileiro Infantil

Nadadora conquistou quatro ouros e duas pratas
Foto: Divulgação

José Carlos Ferreira – [email protected].br

Renata Branchi Moreira é uma das promessas da natação do Brasil, o que já se sabe há algum tempo. Afinal, a garota de 13 anos, que começou na modalidade aos 9, acumula mais de 100 medalhas em todas as categorias que já disputou, desde a mirim, em torneios gaúchos e nacionais. Nesta semana, não tem sido diferente no Brasileiro Infantil Interclubes de Inverno em Salvador, onde integra o time do Recreio da Juventude, de Caxias do Sul. A santa-cruzense se firma mais como evidência da modalidade a cada competição.

Terça-feira, 11, dia de abertura do campeonato na capital baiana, Renata sagrou-se bicampeã dos 100 metros costas. Ela cravou 1min05s87, quase 4 segundos à frente de Luiza Ganassali (1min09s42), do Praia Clube (MG), a segunda colocada. Clarissa Dias Souza (1min09s98), do Tijuca (RJ), completou o pódio. Na mesma noite, Renata foi vice-campeã nos 200 metros borboleta, atrás apenas de Luiza.

Na quinta, 13, a santa-cruzense, que é filha e Marcos Paulo e Jordana Moreira, estudante do Colégio Mauá e treina no complexo aquático desportivo da Unisc, disputou a final da prova dos 100 metros livre e foi campeã com o tempo 59s12, 1s02 à frente de Nicole Thuin, do Flamengo (RJ), e 1s15 de Pietra Menezes, do Instituto Pedro Nicolas (AM), que fecharam o pódio.

Renata continuou a dominar a Nova Piscina Olímpica da Bahia nesta sexta-feira, 14. Ela sagrou-se bicampeã nos 200 metros costas, cravando 2min29s60, 1s20 de vantagem para Maria Luísa Godoy, da UniSanta (SP), e 3s sobre Keilani Oliveira Silva, do Fluminense (RJ). Nos 100 metros borboleta, adivinhe? Sim, mais um ouro para a santa-cruzense, que se tornou tricampeã com 1min04s85, tendo Luiza Ganassali (1min06s45) na segunda colocação e Tiffany Faria Araújo (1min06s91), do COPM (PB), em terceiro lugar.

Neste sábado, 15, último dia de competição, Renata conquistou mais uma medalha nos 50 metros livre, sendo a segunda colocada, atrás apenas de Nicole Thuin, do Flamengo. O Campeonato Brasileiro Infantil Interclubes de Inverno 2024 reuniu 700 nadadores de todas as unidades federativas do País.

Atualizada às 19h30 de sábado