Início Geral Eleições 2024 | PT de Santa Cruz vaide João Pedro e Marta

Eleições 2024 | PT de Santa Cruz vaide João Pedro e Marta

Dobradinha para concorrer à Prefeitura deve ser aclamada na convenção municipal da sigla

Dupla de professores universitários representará o partido que dirige o governo federal
Divulgação

O Partido dos Trabalhadores (PT) vai ter chapa pura na concorrência pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul. Lançado no final de abril, o professor universitário João Pedro Schmidt é o pré-candidato a prefeito, cargo que já pleiteou em outras eleições. Ele terá como companhia na chapa a também professora Marta Nunes, apresentada nas redes sociais no fim de semana.
“Volto para a política depois de 20 anos”, afirmou João Pedro, que já foi vereador em Santa Cruz. Além de alcançar a cadeira de prefeito, ele espera ter uma boa base de sustentação no Legislativo. “Queremos aumentar a nossa bancada na Câmara e acredito que temos fortes nomes nessa campanha, além de muito bem capacitados”, comentou o pré-candidato petista ao Executivo.
Pelas redes sociais, João Pedro comemorou a dobradinha com Marta Nunes. “Ela que é professora universitária e cientista, mulher negra, filha de Maria e neta de Olinda dos Santos, nascida no Bairro Bom Jesus, moradora do Bairro Schultz, e liderança do carnaval santa-cruzense, vem para somar ao meu lado, nesta caminhada que será muito bonita”, escreveu.
A chapa ainda necessitará de aval do PT na convenção municipal, que ainda não possui data definida, mas que, pelo calendário eleitoral, deve acontecer entre 20 de julho e 5 de agosto. Até lá, a dupla pode efetuar a pré-campanha junto aos correligionários. Os líderes do PT em Santa Cruz também tratam com outras siglas para formar uma aliança na corrida à Prefeitura.

Fique atento aos prazos

  • Convenções partidárias e registros de candidatura
    – De 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções para deliberar sobre coligações e escolher candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
    – Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
  • Propaganda eleitoral
    – O dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral, após o prazo de registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.
    – E 16 de agosto é também o último dia para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) listarem as emissoras que transmitirão a propaganda eleitoral gratuita onde não haja emissora de rádio e TV, se for requerido.
  • Horário eleitoral gratuito
    – A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerando os 35 dias anteriores à antevéspera do primeiro turno.
  • Datas e horário das eleições
    – 1º turno: 6 de outubro, das 8 horas às 17 horas.
    – 2º turno (onde houver): 27 de outubro, das 8 horas às 17 horas.