Ana Souza
[email protected]
Clarice Pacheco
[email protected]
A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul tem novo titular desde ontem. Daniel Fernando Cruz foi empossado pela prefeita Helena Hermany (Progressistas), na quarta-feira, 5, em cerimônia no Salão Nobre da Prefeitura. O novo titular da pasta é fisioterapeuta, formado na Faculdade de Ciência da Saúde do Instituto Porto Alegre (IPA) e mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), onde leciona no curso de Fisioterapia há 19 anos.
Daniel Cruz demonstrou conhecimento da situação que encontraria na secretaria. Ele nomeou algumas iniciativas e investimentos da Prefeitura, como a Farmácia Solidária e a estrutura das unidades de atendimento municipais. “Como dizer não para um município que tem 34 postos de saúde. Como dizer não a um município onde o idoso recebe atenção. E como dizer não para um município que tem uma farmácia solidária, onde até pouco as pessoas jogavam fora os remédios que não consumiam, não tinham um local adequado para descartar os remédios vencidos”, destacou.
O fisioterapeuta prometeu dedicação à função e aos projetos da Administração Municipal, como a implantação da nova UPA Central, que será na Unidade Básica de Saúde Clementina Martini. “É um grande desafio, que a população precisa, e pelo qual estou disposto a trabalhar firmemente”, enfatizou o novo secretário de Saúde. “Estamos tentando nos recuperar (do estado de calamidade pública devido às enchentes), mas temos algumas frentes para serem cuidadas com redobrada atenção, que se referem à dengue e leptospirose”, alertou.
Cruz quer manter um monitoramento constante sobre a situação das enfermidades. “Isso foi uma solicitação que eu fiz à vigilância sanitária, para que me atualize diariamente em relação aos dados, a fim de que a gente não gere alarmes na população. Pelo contrário, gere tranquilidade em termos de ações novas e de continuidade das que já vêm sendo feitas”, frisou.
Ainda sobre a UPA Central, o secretário Daniel Cruz afirmou que a nova estrutura também é um desafio, em função de tudo que envolve. “Vamos trabalhar da melhor maneira para que em duas, três semanas no máximo, a gente consiga começar a funcionar”, estimou o novo comandante da pasta municipal da saúde.
Helena frisou que preza pelo espírito colaborativo entre os secretários. “Quero dizer uma coisa para ti, Daniel: aqui nós somos uma família. Eu sempre digo: aqui eu não tenho secretário de preferência; aqui, o que eu quero, é que todos se ajudem, que todos apoiem uns aos outros, que todos tenham o mesmo ideal, que é cuidar das pessoas, cuidar da nossa cidade, e fazer o melhor pela comunidade”, afirmou a prefeita.
Dupont enfatizou sua jornada no cargo
O secretário de Saúde que se despediu do cargo salientou que foram seis meses de trabalho duro, mas exaltou a orientação da prefeita Helena Hermany para que as ações da pasta se desenvolvessem bem. Fabiano Dupont enfatizou que as propostas implementadas durante sua gestão contaram com o empenho e apoio dos servidores. Ele também agradeceu a parceria dos demais secretários.
“Fiz tudo o que estava ao meu alcance para honrar a missão que me foi dada”, declarou. Em entrevista ao Riovale Jornal, Dupont afirmou que leva do cargo uma sensação de gratidão e o aprendizado. “Desde o primeiro momento, e nós entramos num momento muito difícil, digamos assim, migrando da Secretaria de Habitação, tentamos implementar um trabalho de resultado. Saio com a sensação de dever cumprido”, garantiu.
Sobre se será candidato no pleito municipal que se aproxima, Dupont confirmou que deixou o governo observando o prazo eleitoral e só agora vai começar a tratar do assunto futuro político. “Mas, com certeza, provavelmente, vou me colocar à disposição da comunidade. Igualmente, estou à disposição de um grupo político, e esse grupo é que irá dizer quem vai ser candidato e quem não vai ser”, definiu o agora ex-secretário, que concorreu nas eleições majoritárias do município em 2016 e 2020. (Com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Santa Cruz do Sul)