Quando o Brasil ultrapassou os mais de 5,4 milhões de casos prováveis de dengue somente neste ano, segundo dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde, Santa Cruz do Sul registrou queda nos números da doença entre a sexta-feira, 24, e ontem.
Desde o início de 2024, a cada semana o número de notificações mostravam aumento nos casos de dengue. Nos últimos dias, as notificações ainda foram 167 a mais, chegando a 6.812, mas os casos positivos, nesses dias, caíram para apenas 42, o que mostra uma redução também nas complicações, pois nas sexta-feira, haviam oito pessoas internadas e nesta segunda-feira, 27, eram apenas três pessoas precisando de internação.
Apesar desta redução, a população precisa ficar atenta aos cuidados preventivos, pois ainda estamos enfrentando uma emergência climática, e seguimos com chuvas quase diariamente, o que pode levar ao favorecimento da proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.
Segundo o Centro de Vigilância em Saúde (CEVS) do Estado, o desastre pode gerar uma crise sanitária, favorecendo doenças vetoriais como a dengue, por isso a população precisa estar ciente de que é necessário que cada um faça a sua parte.
Leptospirose
Também as notificações de leptospirose apresentaram queda entre a última sexta-feira e ontem, e já não vinham tendo alteração significativa. Nos últimos dias foram apenas oito notificações, e nenhuma alteração nos casos positivos. E mais um fato positivo é que, até o momento, Santa Cruz do Sul não tem nenhum caso mais grave, necessitando de internação para tratar leptospirose.