Início Economia Dia da Indústria | Presidente da ACI avalia o cenário em Santa...

Dia da Indústria | Presidente da ACI avalia o cenário em Santa Cruz do Sul

Presidente Ario Sabbi (ao lado do seu vice, Tironi Ortiz) entende que momento é de estabilização
Foto: Rodrigo Assmann/Banco de Imagens/RJ

Lucca Herzog – [email protected]

O presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, Zeferino Ario Hostyn Sabbi, entende que a importância da indústria para o desenvolvimento do município pode ser abordada em vários aspectos: o impacto na geração de emprego e renda; o estímulo econômico em diversos setores, como comércio e serviços; o investimento em inovação e tecnologia, que pode desenvolver novas técnicas e produtos; as melhorias na infraestrutura local, como estradas, energia e serviços públicos.

Considerando o cenário do desastre climático na região, ele observa que as enchentes geraram inúmeros prejuízos à atividade industrial dos municípios afetados. Entre eles: a interrupção de produções, devido aos danos nas instalações, resultando em paradas na produção e perda de produtos; dificuldade no transporte de matérias-primas e produtos acabados, devido aos danos causados em estradas e pontes; problemas de insegurança na saúde e no trabalho, devido aos danos estruturais e contaminação; altos custos de reparação de danos e aumento dos prêmios de seguros.

Em vista disso, o presidente considera o Dia da Indústria uma oportunidade para reconhecer e homenagear as empresas que demonstraram resiliência e inovação em tempos difíceis, além de uma possibilidade de promover a união e o trabalho conjunto entre as empresas, e de destacar exemplos de boas práticas em gestão de crises e sustentabilidade, incentivando outras empresas a adotarem medidas semelhantes.

“Entendemos que o momento é de estabilização. Mesmo diante de tantos desafios, as indústrias conseguiram se adaptar e estão mantendo níveis constantes de produção e emprego”, afirma Sabbi. “A ACI está focada em auxiliar na busca de linhas de financiamento que possibilitem acessar recursos para recuperação e reconstrução dos empreendimentos impactados pelas enchentes. Também está focada em incentivar práticas sustentáveis e investimentos em tecnologias que minimizem os impactos de futuras enchentes.”