Lucca Herzog
[email protected]
Nesta segunda-feira, em ato no Salão Nobre do Palacinho, a prefeita Helena Hermany (Progressistas) anunciou novos secretários municipais. Houve mudanças nas pastas de Cultura, de Desenvolvimento Social, de Habitação e Regularização Fundiária e de Segurança e Mobilidade Urbana. As alterações se devem ao calendário eleitoral deste ano, pelo qual os antigos ocupantes dos cargos tinham de deixar o governo até o último sábado, 6.
Helena agradeceu o trabalho dos secretários que saíram das pastas. “Tenho certeza de que estaremos juntos para enfrentar um novo momento. Tenho certeza de que vocês fizeram um ótimo trabalho, que jamais será esquecido”, frisoua prefeita, que desejou sucesso aos novos titulares das secretarias. “Santa Cruz espera pelo trabalho de cada um, para que a gente continue nessa cidade tão bonita, tão acolhedora, social, humana e segura.”
No total, foram quatro representantes empossados. Na pasta de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming substitui Roberta Pereira. Assistente social com formação na Unisc, Priscila é servidora concursada do município desde 2022. No cargo de Educadora Social, já atuou na Prefeitura como estagiária e na Coordenadoria da Mulher, Escritório da Mulher e na Casa de Passagem. Na atual gestão, ocupava o cargo de diretora da secretaria. “É um momento de nunca desistir e trabalhar certo”, declarou a nova secretária. “Darei andamento e seguirei fazendo o que a gente sempre fez, cuidando das pessoas que mais precisam”, garantiu.
Dinho Barbosa substitui Marcelo Corá na Secretaria de Cultura. José Claúdio Barbosa dos Santos é empresário, produtor cultural, diretor artístico e coreógrafo, com experiência no setor cultural e na economia criativa. Possui reconhecimento internacional como diretor do maior festival de danças urbanas do Estado, que ocorre desde 2019 em Porto Alegre. Na atual gestão, ocupava o cargo de coordenador da pasta que assume a chefia. “É um momento importante, momento de agradecer. Há 18 anos trabalho no setor cultural”, enfatizou.
Marlon Bairros da Silva substitui Ângela Saraiva na pasta de Habitação e Regularização Fundiária. Ele iniciou sua carreira profissional como funcionário do Banco Bradesco, passando pelos cargos de gerente de departamento e sub-gerente de agência. Foi administrador de empresa e entrou para o setor público em 2013, na Secretaria Municipal de Planejamento. Em 2017, passou a atuar na Habitação, à época comandada pela então vice-prefeita Helena Hermany. Ocupava o cargo de diretor de Habitação até a data de ontem. “É um desafio enorme, e com muita satisfação me orgulho de seguir esse trabalho”, declarou.
Na pasta de Segurança e Mobilidade Urbana, José Joaquim Dias Barbosa substitui José Ipê da Silva. Barbosa é tenente da reserva da Brigada Militar, onde atuou como comandante do 3º Pelotão, em Vera Cruz, e analista operacional, entre outras funções. Na Prefeitura, já coordenou a Guarda Municipal e a Defesa Civil. Possui curso técnico em Segurança Pública e é acadêmico de graduação em Tecnologia em Segurança Pública. “Continuar o serviço não vai ser fácil. A segurança pública é o bem maior da população, para que possa desenvolver todos os demais segmentos da sociedade”, acentuou.