A temporada de 2024 promete ser agitada para Jaqueline Beatriz Weber, atleta do Praia Clube/Miller/Certel/Florestal/FAB. Com o principal objetivo da temporada traçado, a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, a meio-fundista fará uma sequência de preparação de 40 dias em Paipa, na Colômbia, a 2.525 metros de altitude em relação ao nível do mar.
“Se para as temporadas anteriores minha dedicação foi 100%, sei que, para alcançar o sonho olímpico, terei que me dedicar 110% e isso inclui mais tempo de preparação longe de casa”, destaca Jaqueline. Os training camps em altitude oportunizam benefícios fisiológicos, relacionados a oxigenação sanguínea, além de uma rotina exclusiva de treinamento e recuperação.
“Aqui não temos nenhuma distração. A rotina é se alimentar bem, treinar forte e fazer uma boa recuperação. É claro, que com as tecnologias conseguimos resolver outras questões relacionadas a carreira e projetos, mas a mente e o corpo ficam muito mais focadas no objetivo real”, observa a atleta.
Apesar disso, Jaque relata os momentos mais difíceis. “Para quem está de fora e vê o atleta viajando, entende que é uma vida boa. Eu amo o que faço. Tenho muito claro meus objetivos. Mas nem por isso perder datas importantes ao lado de familiares é uma coisa fácil. Mas sei que isso faz parte do processo e me deixará mais forte para conquistar o que desejo”, pondera. Jaque chegou em Paipa no último sábado, 3, e permanecerá até 14 de março. Após, ela viajará aos Estados Unidos, onde iniciará a temporada competitiva.
Atleta militar
Antes de viajar a Paipa, Jaqueline Weber realizou mais um sonho. Ela passou a integrar oficialmente o quadro de sargentos da Força Aérea Brasileira (FAB), através do programa Atletas de Alto Rendimento. O estágio de adaptação para praças e a formatura ocorreram na base aérea do Campos dos Afonsos, no Rio de Janeiro.
Muito feliz com a conquista, ela publicou uma nota em suas redes sociais. “Sempre tive três grandes sonhos enquanto atleta de alto rendimento: ter uma marca esportiva, ingressar nas Forças Armadas e participar de um grandioso evento esportivo. Hoje (sexta-feira, 2), portanto, é um dia muito especial em minha vida. Passo a integrar oficialmente o quadro de sargentos da Força Aérea Brasileira, através do programa Atletas de Alto Rendimento”, escreveu.
Segundo Jaque, foram longos anos de trabalho para que essa oportunidade pudesse se concretizar. “Aprendi a ter paciência e acreditar no tempo de Deus, sem nunca deixar de trabalhar duro para solidificar essa jornada. Agradeço imensamente a Comissão de Desportos da Aeronáutica pela confiança. Em duas semanas de Estágio de Adaptação para Praças aprendi diversos ensinamentos que levarei para vida. Saio daqui melhor do que entrei e com ainda mais orgulho em representar nossa pátria”, declarou.