Depois de abrir o returno do Novo Basquete Brasil (NBB) 2023/2024 com vitória no clássico estadual sobre o Caxias do Sul, em Santa Cruz do Sul, o União Corinthians parte para uma sequência de fora de casa: três duelos no Rio de Janeiro. O primeiro enfrentamento será um confronto direto na briga pelos playoffs contra o Botafogo. A bola subirá às 11 horas deste sábado, 20, no Ginásio Oscar Zelaya. Ainda na capital fluminense, o UniCo vai encarar o Vasco na segunda-feira, 22, em São Januário, e o Flamengo, na quinta, 25, no Maracanãzinho, ambos a partir das 20 horas.
Após um período maior de treinamento, a equipe santa-cruzense, que ocupa a 16ª posição com 25 pontos. O técnico Rodrigo Silva não contará com o ala Garcia, o ala/pivô João César e o ala/armador Luiz Machado. O objetivo em solo carioca, conforme o comandante, é conseguir bons resultados. “Serão três jogos duros, mas temos totais condições de brigar pelas vitórias. Precisamos manter o foco e a entrega, como no jogo contra o Caxias, por exemplo, e colocar na quadra aquilo que treinamos ao longo dos últimos dias”, frisa.
Depois de um início ruim no NBB, o Botafogo evoluiu ao longo do turno e atualmente é o 15º colocado na tabela, com 26 pontos, dentro da zona dos playoffs. No duelo em Santa Cruz do Sul, em outubro, o time alvinegro foi derrotado por 82 a 78. O ala norte-americano Isaac Thornton, que tem média de 20 pontos por jogo, e o seu compatriota Darington Hobson, líder em eficiência e rebotes, são os principais destaques da equipe, comandada por Miguel Palmier.