Início Geral Histórias | Da escassez à abundância

Histórias | Da escassez à abundância

Morador de São Martinho relata dificuldades de acesso à água sanadas com a expansão da rede hídrica feita neste ano pela Prefeitura

Foto: Agência Invista na Sua Imagem

Direito humano reconhecido mundialmente, o pleno acesso à água limpa e segura para beber chegou a ser visto como um luxo difícil de ser alcançado para Hardi Antônio Kern. Aos 47 anos e morador do distrito de São Martinho, interior de Santa Cruz do Sul, desde que nasceu, o agricultor foi sentindo, ano a ano, a redução da disponibilidade de água das nascentes nas terras onde viveram seus pais e avós, que se agravou com as secas dos últimos tempos, gerando o desabastecimento cada vez mais frequente que afetou a produção agropecuária, a higiene pessoal e a segurança nutricional. O problema de Hardi e vários de seus vizinhos foi finalmente resolvido neste ano, com a ampliação do sistema de abastecimento de água feita pela Prefeitura, que contempla a propriedade rural dele e de outras 200 famílias.

“Era algo que a gente precisava há vários anos e não conseguia. A escassez foi se agravando com o tempo. No último ano, a gente chegava a ficar dois ou três dias sem água. Às vezes, até tinha que poupar água boa para fazer comida”, detalha Hardi, que teve a produtividade rural prejudicada pela falta de água. Conforme revela, alguns dos moradores do entorno fizeram a instalação de forma particular, mas eram custos tão altos que ele e a esposa Romilda Conceição Bittencourte não tinham condições de arcar. Comprar água da cidade – que fica a 32 quilômetros de onde moram – chegou a ser uma necessidade nos períodos mais difíceis. “Depois que ligaram a água aqui, em abril, melhorou muito. Agora a gente abre a torneira e sempre tem água. Antes não tinha. Chegava em casa da roça e não tinha água. E ia fazer o quê?”, expõe.

Expansão da rede de São Martinho chega a 52 quilômetros

O Município de Santa Cruz do Sul vem realizando investimentos na rede hídrica em várias localidades que, juntas, somam cerca de 2,8 mil famílias. Uma das mais significativas é a ampliação do sistema em São Martinho, que está praticamente concluída. Somente nesta região, são 43 quilômetros de extensão de rede com obras quase finalizadas e mais nove quilômetros de um aditivo feito recentemente. A rede conta com dois reservatórios chamados de pulmão, que fazem a distribuição da água para a rede de São Martinho. O investimento é de R$2,5 milhões e a previsão de término é para março de 2024. Além de São Martinho, as localidades de Linha Brasil, Justo Rangel, Monte Alverne, Alto Linha Santa Cruz, Linha Boa Vista e Alto Boa Vista também estão sendo beneficiadas por melhorias na rede hídrica, por meio de obras executadas pelo Departamento das Redes Municipais de Santa Cruz do Sul e do interior (Demuhr) da Secretaria de Meio Ambiente.

23 Histórias que Fizeram 2023

Ao longo deste mês, a Prefeitura estará contando, em textos, fotos e, por vezes, também vídeos, 23 histórias de vidas que foram impactadas pelos diversos serviços oferecidos pelo poder público em 2023, com o objetivo de voltar no tempo para fazer um balanço do ano que passou e planejar as ações futuras. Os conteúdos estão sendo publicados no site e redes sociais da Prefeitura. Acesse aqui: https://www.santacruz.rs.gov.br/noticias/7770/prefeitura-lanca-projeto-para-relembrar-historias-marcantes-de-2023