Início Geral 23 histórias que fizeram 2023 | Cardápio que caiu no gosto de...

23 histórias que fizeram 2023 | Cardápio que caiu no gosto de Ariela

Grasieli com a filha, Ariela: “Não sei o que eu faria sem essa ajuda”, disse a mãe
Foto: Isadora Oliveira

Ariela, de quatro anos, pediu para a mãe colocar uma presilha no cabelo. A manhã desta sexta-feira, 8, estava quente, e a pequena vestia um conjuntinho da personagem Frozen, para ir buscar “marmita com comida”, como se referiu a menina, para ela e mais quatro irmãos. Grasieli Juliana e Silva tem 34 anos e cinco filhos.

Há cerca de dois anos, mudou-se da Travessa Daer, nas imediações do Bairro Bom Jesus, para o Loteamento Mãe de Deus, no Bairro Santuário. Ganhou casa nova e está feliz. “Muito melhor aqui. A casa é maravilhosa, é outra vida”, disse.

Grasieli trabalha como instaladeira somente em alguns períodos do ano, quando é chamada por uma empresa fumageira. “Meu serviço é tirar o talo das folhas de fumo, e colocar as folhas na esteira, mas só quando me chamam”, explicou.

Há quase uma década Grasieli está nesta mesma função na empresa. A expectativa é de que seja convocada novamente em janeiro do próximo ano. “Ainda bem que não falta muito tempo. Preciso trabalhar porque sou mãe solteira e meus filhos precisam de mim”, desabafa.

Com dificuldade para manter a família, Grasieli inscreveu-se no CadUnico, através da Secretaria de Desenvolvimento Social do município, e por isso tem direito ao benefício de receber marmitas de segunda a sexta-feira. Há dois anos ela recebe as refeições em um ponto de distribuição no Mãe de Deus. “Quando eu era pequena e morava com meus pais, não tínhamos esse direito. Mas isso é muito bom, não sei o que eu faria sem essa ajuda”, revela. Uma ajuda que caiu no gosto da pequena Ariela, que descreve o que mais aprecia no cardápio. “Gosto do feijão, do arroz e da carne”, contou ela, animada.

Cerca de mil refeições diárias

Assim como para a família de Ariela, outras mil refeições são servidas diariamente no município, em seis cozinhas comunitárias e três pontos de distribuição. O cardápio é preparado por nutricionistas da prefeitura, e diariamente tem variações mas inclui arroz, feijão, carne, aipim, batatas doce e inglesa, além de saladas diversas, com produtos oriundos, prioritariamente, da agricultura familiar. O investimento mensal é de R$ 90 mil.

Cozinhas comunitárias

*Cozinha Comunitária Santa Vitória
Rua Abrelino Pedroso, 301

*Cozinha Comunitária Margarida Aurora
Rua Adalberto Holtz, 866

*Cozinha Comunitária Bom Jesus
Rua Carlos Hoppe, 111

*Cozinha Comunitária Imigrante
Rua Guilherme Keber, 169

*Cozinha Comunitária Faxinal
Rua Antônio Brito Filho, 123

*Cozinha Comunitária Beckenkamp
Rua São Felipe, 199

Pontos de distribuição

*Ponto de Distribuição Bairro Progresso
BR 471, KM 131,5 – Junto à ESF Progresso

*Ponto de Distribuição Loteamento Mãe de Deus
Rua 6 S/N

*Ponto de Distribuição Bairro Rauber – sede do clube esportivo

23 Histórias que Fizeram 2023

Ao longo deste mês, a Prefeitura estará contando, em textos, fotos e, por vezes, também vídeos, 23 histórias de vidas que foram impactadas pelos diversos serviços oferecidos pelo poder público em 2023, com o objetivo de voltar no tempo para fazer um balanço do ano que passou e planejar as ações futuras. Os conteúdos estão sendo publicados no site e redes sociais da Prefeitura. Acesse aqui: https://www.santacruz.rs.gov.br/noticias/7770/prefeitura-lanca-projeto-para-relembrar-historias-marcantes-de-2023.