O comércio varejista espera faturar até R$ 671,47 em média por consumidor neste Natal. O dado faz parte da Pesquisa Final de Ano, realizada pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), em todas as regiões do Estado. No estudo, os consumidores entrevistados revelam que deverão presentear pelo menos quatro pessoas neste fim de ano. Projeção confirma expectativa do varejo local.
O levantamento que ouviu mais de 800 consumidores em todas as regiões gaúchas apontou que o gasto médio com os presentes de Natal será na faixa dos R$ 165,47, por unidade. A maioria dos mesmos entrevistados manifestou o desejo de presentear no mínimo quatro pessoas. O estudo mostra que há diferença entre homens e mulheres. Os homens devem adquirir presentes com valor médio de R$ 215,76, já as mulheres pretendem gastar, na média, R$ 132,15 em cada produto. Considerando os quantitativos de mulheres e homens consumidores, a estimativa é que o total por consumidor figura na casa dos R$ 671,47.
Entre os produtos mais apontados pelos compradores estão os itens de vestuário, com 58,2% da preferência de consumo, seguido por brinquedos – 42,6% – e calçados, com 19,2% das indicações. Assessórios, perfumaria e eletrônicos são os outros segmentos que figuram entre os melhores colocados no levantamento da Fecomércio.
A questão econômica, como a redução da inflação e a manutenção de empregos foram apontados por mais de 70% dos consumidores ouvidos como condições que favorecem a compra de presentes neste Natal. “É um dado que vimos acompanhando nos últimos meses em Santa Cruz do Sul e que projeta um bom desempenho neste fim de ano. Aliado a isto, temos a redução do índice de inadimplência, que entre novembro e dezembro ficou em 27,17% em Santa Cruz”, comenta o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode.
Sobre a redução da inadimplência, Spode explica que a realização do Super Feirão Zero Dívida e a instalação do “Lugar Certo” – ponto de atendimento ao consumidor – junto ao Sindilojas-VRP, colaborou muito para a redução no número de consumidores negativados, situação que também é favorável ao consumo agora, no fim de ano.
Para o dirigente os dados podem ser interpretados com um verdadeiro raio-x de vendas. “Sabidamente as mulheres compram mais e presenteiam mais pessoas. Na outra ponta, temos as aquisições masculinas, em menor número e maior valor. Estes dados precisam estar na cabeça de todos os lojistas, para que atuem diretamente com seus públicos consumidores”, recomenda.
Lojas físicas continuam na preferência
Spode explica que além dos fatores pesquisa vai além de projetar gostos ou investimento médio. Segundo o levantamento da Fecomércio-RS, 80,8% dos entrevistados afirmou que iria fazer suas compras em lojas físicas – destes, 57,9% em estabelecimentos de rua. “Esta é uma informação muito importante, mas que precisa ser lida de outra maneira. O ambiente para a realização do negócio ainda é a loja tradicional, no entanto, a venda inicia de forma virtual, por meio da comunicação utilizada por cada estabelecimento”, explica.
O presidente do Sindilojas-VRP alerta também para a atenção ao cliente. “Quem está no balcão, no dia a dia, sabe que a venda não ocorre por meio do impulso. Cada vez mais o consumidor pesquisa, vem mais que uma vez para adquirir o produto. Por isso o atendimento e a fidelização são essenciais”, diz. Na pesquisa, 61,7% dos consumidores afirmam que irão comprar presentes nas mesmas lojas que realizaram suas compras no Natal passado.
Outros números
34,8% dos consumidores pretendem pagar as compras em dinheiro;
37,5% dos que irão parcelar as compras afirma que, no máximo, fará o pagamento em três parcelas;
28,8% afirma que fará as compras há uma semana antes do Natal;
6,1% dos consumidores ouvidos diz que usará o 13º salário para compra dos presentes.
FONTE: Pesquisa Final de Ano 2023 – Fecomércio-RS