Início Geral Meio ambiente | Olivicultores da região conhecem a Agenda Ambiental Cisvale 2030

Meio ambiente | Olivicultores da região conhecem a Agenda Ambiental Cisvale 2030

Empresários produtores de azeite de oliva receberam o documento e as 30 propostas do Consórcio para o cuidado com o meio ambiente

Dez municípios que aderiram à proposta já organizaram o calendário de entrega das mudas para a comunidade
Divulgação

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) realizou a entrega do projeto Agenda Ambiental Cisvale 2030 durante o primeiro Congresso de Saudabilidade do Azeite de Oliva. O evento, realizado pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraliva), reuniu em Encruzilhada do Sul empresas de todo o país no segmento. Na oportunidade, o setor teve acesso ao conjunto de iniciativas propostas pelo Consórcio à região.
A ideia de apresentar a proposta ao setor de olivicultura veio a partir da realização do evento em Encruzilhada do Sul, que destacou a preocupação do município com as questões ambientais, ligadas diretamente à produção de azeite de oliva. “Estavam reunidas as principais empresas do setor, entre elas, a produtora do Azeite Sabiá, considerado um dos melhores do mundo. O proprietário, Bob Costa, que já foi ministro das Comunicações, no governo de Fernando Henrique Cardoso estava no evento e elogiou nosso projeto”, comenta o assessor jurídico do Cisvale, Diogo Durigon.
Conforme a diretora-executiva do Cisvale, Léa Vargas, a oportunidade foi única. Uma vez que grandes empresas do país participaram do evento e tiveram acesso às propostas ambientais. “O cuidado com o meio ambiente dialoga diretamente com o plantio das oliveiras. A responsabilidade ambiental é uma constante do setor e faz parte da rotina destas empresas. Estamos otimistas com este contato”, avalia.
O Consórcio está em fase de captação de recursos para o financiamento dos projetos. Além da apresentação da carta ao setor de olivicultura, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), também recebeu uma comitiva do Cisvale, para apresentação do projeto. “Estamos realizando uma série de contatos e reuniões, pois é necessária a participação da iniciativa privada, como forma de viabilizarmos a realização de projetos maiores”, aponta o presidente do Cisvale, Gilson Becker.

Definidas datas da troca de mudas

O primeiro projeto executado – troca de uma muda de árvore por um brinquedo – terá início nesta semana. Os 10 municípios que aderiram à proposta já organizaram o calendário de entrega das mudas para a comunidade. Nesta etapa, optou-se pelas escolas, para incentivar a comunidade escolar a participar da ação. Além dos municípios, a Faculdade Dom Alberto, de Santa Cruz do Sul também será um ponto de troca de mudas por brinquedos.
A coordenadora do projeto, Juliana Costa, explica que, além de acompanhar as entregas, a intenção será visitar as famílias que irão receber as mudas para saber se a ação, de fato, transformou-se em cuidado com o meio ambiente. “A expectativa é que possamos visitar algumas famílias que irão receber estas mudas e dar visibilidade à ação. É muito importante que possamos multiplicar este sentimento com o meio ambiente de todas as formas”, comenta a professora. A ação de troca de mudas por brinquedos conta com o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).