José Carlos Ferreira – [email protected]
O elenco do Santa Cruz já trabalha em pré-temporada desde a última sexta-feira, 1º, sob o comando do técnico Paulo Henrique Marques, com vista ao Gauchão do ano que vem. A apresentação oficial de todo o grupo ocorreu na manhã do dia seguinte na sala de reuniões do Estádio dos Plátanos. A direção de futebol contratou 28 jogadores para encarar o retorno do Galo para a primeira divisão, em 2024, depois de dez anos de ausência.
Mesmo com essa quantidade de atletas, Paulo Marques não considera o grupo alvinegro fechado. “Combinamos com a direção de começar assim nos primeiros 15 dias e depois, em cima de alguma carência que possa existir, vamos ao mercado em busca de algum atleta que chame a atenção e venha a suprir essa eventual carência. Estamos sempre abertos”, enfatizou o treinador.
Ele e o comando do futebol definiram a realização de cinco amistosos ao longo da pré-temporada, a fim de avaliar a assimilação do seu plano de jogo pela equipe. “Eu gosto de jogar para frente. A gente procurou montar um elenco dentro daquelas características que a gente gosta e agora temos que esperar a bola começar a rolar nos treinos e nos amistosos para colocar o sistema que a gente vai usar e como vamos jogar”, explicou.
A ampliação de quatro para oito vagas de classificação da primeira para a segunda etapa do Gauchão agradou ao técnico do Santa Cruz. “Ficou muito legal, eu prefiro assim, porque dá chance para mais clubes. Mas é um campeonato muito difícil, competitivo, complicado, não tem vantagem para ninguém. Só depois dos amistosos e das primeiras rodadas é que vai se apontar quem brigará lá em cima (para avançar) e quem brigará lá embaixo (contra o rebaixamento)”, ponderou Paulo Marques.
O Galo estará de volta à elite do futebol estadual após dez anos de ausência, com o desejo de permanecer nela nas próximas temporadas e, também, alcançar competições nacionais. Paulo Henrique Marques frisou que esses objetivos precisam estar na mente de cada profissional do clube. “A gente tem se ajudar primeiramente. Nos ajudando, a gente está ajudando, obviamente, o Santa Cruz. Se ganhamos, o Santa Cruz, ganha; se perdemos, o Santa Cruz perde também. Temos quatro meses para deixar um trabalho bem-feito aqui. O passado nos colocou aqui e daqui para frente temos outra história para fazer”, enfatizou o técnico.