Nesta sexta-feira, 27, no auditório do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, em Santa Cruz do Sul, ocorreu o encerramento do Curso de Capacitação da Patrulha Maria da Penha, com um cronograma de 36 horas-aula, ministrado pelo capitão Rafael Carvalho Menezes e pela 2º sargento Elisandra Franceschet como monitora, onde 21 policiais militares do Vale do Rio Pardo foram habilitados para trabalhar na Patrulha Maria da Penha.
Dentre os objetivos da qualificação: indicar ações e procedimentos que possibilitem o aperfeiçoamento dos serviços prestados pela Brigada Militar às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, contribuindo para o fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, diante da necessidade de um melhor entendimento da complexidade deste tipo de violência e o papel da Brigada Militar na rede de atendimento, que vai desde a prevenção até a não reincidência do agressor.
São inúmeras as atribuições do profissional que atua na Patrulha Maria da Penha. Dentre elas estão à identificação dos casos mais graves, a fiscalização do cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência, a orientação e esclarecimento das dúvidas das vítimas, e uma atuação eficiente de forma preventiva.
Além disso, o curso aborda a forma adequada de acolher a mulher vítima de violência de gênero, de escutá-la e de estabelecer uma relação de confiança, além de orientá-la sobre onde e qual o momento mais adequado de buscar ajuda para que ela própria encontre a solução do seu problema.