O Ginásio do Sesi em Caxias do Sul foi palco de uma grande estreia do União Corinthians no Novo Basquete Brasil (NBB) 2023/2024. Sem tomar conhecimento dos donos da casa, o UniCo foi dominante. Com Malachias soberano no garrafão defensivo e o sérvio Rasa efetivo na armação, a equipe santa-cruzense levou a melhor por 82×66 (20×23; 15×23; 19×20; 12×16). E agora é com o torcedor. Neste sábado, 28, o UniCo joga no Arnão contra o Botafogo, em partida que começa às 17 horas. Segunda-feira, 30, novamente em casa, o confronto é diante do Vasco da Gama, às 19h30.
Contra o Caxias, sem André Coimbra e Luiz Machado, que se recuperam de lesão, o técnico Rodrigo Silva montou o quinteto inicial com JJ, Arthur, Duane, Kendall e Malachias. Rasa com 14 pontos e sete assistências e Malachias com 12 rebotes estiveram entre os destaques do time.
E logo na primeira bola em suas mãos no ataque coube ao norte-americano Kendall dar o cartão de visitas em uma das suas especialidades: a bola de três. Na sequência o jogo seguiu equilibrado, com o UniCo obtendo vantagens nos rebotes defensivos com Malachias e mostrando organização coletiva no ataque. As jogadas ensaiadas na pré-temporada deram certo na quadra e com o sérvio Rasa inspirado na armação o União Corinthians terminou na frente: 20×23.
O segundo período de jogo foi marcado por erros de ambos os lados nos primeiros quatro minutos. Com pontuação baixa, a situação passou a mudar com uma sequência de rebotes defensivos nas mãos de Malachias. No contra-ataque, o jogo coletivo voltou a entrar, momento em que o ala Duane Jhonson se destacou. Mais efetivo, o UniCo foi para o intervalo na frente: 35×46.
No terceiro quarto, o Caxias ajustou a defesa e com bom aproveitamento no ataque conseguiu diminuir a diferença no placar para três pontos. Mas, bastou um pedido de tempo para Rodrigo Silva ajustar o UniCo que voltou pro jogo e recuperou a boa margem de frente: 54×66.
O último período foi de muita marcação. O União Corinthians se manteve forte diante da pressão dos donos da casa e aproveitava as chances no ataque para manter a vantagem. E a vitória na estreia veio: 82×66.