Início Religião Espiritismo 1

Espiritismo 1

Odilon Blank   

Ao iniciar esta coluna sobre o Espiritismo, saúdo todos os leitores desejando que façam bom proveito da leitura dos textos.
Iniciarei salientando que as obras básicas do Espiritismo são uma fonte preciosa de ensinamentos organizados por seu codificador Alan Kardec.
Fenômenos espíritas  existiram desde que o homem iniciou o ensaio para a vida planetária, mas eram fatos dispersos. Kardec os ordenou e explicou-os com a ajuda de espíritos de nível intelectual e moral superior ao da humanidade que vive e adquire experiência na Terra.
O conjunto das obras são: “ O Livro dos Espíritos”, “O Livro dos Médiuns”, “O Evangelho segundo o Espiritismo”, “ O Céu e o Inferno”  e a “Gênese”, editados em 1857, 1861, 1864, 1865, 1868 respectivamente.   Após seu desencarne, suas anotações foram reunidas e formaram o livro “Obras Póstumas “.
Desejo esclarecer também que faço esta apresentação sobre espiritismo sem representar qualquer Centro Espírita, quero apenas dar minha modesta cooperação e procurar levar algum esclarecimento a pessoas que o desejem. Não sou nenhum mestre, também procuro aprender e adquirir experiências na labuta diária.
O Espiritismo é Ciência e Filosofia, dois instrumentos da inteligência humana. A Ciência revela as leis do mundo material e a Filosofia nos ensina a raciocinar para decifrar os enigmas da Vida e buscar a verdade. Também tem o Espiritismo a Religião, como uma das bases de seu tripé, pois é ela quem constrói o nosso caráter e desenvolve nosso sentimento de Fraternidade.
O desentendimento que existe entre Ciência e as religiões tradicionais é exatamente pelo desconhecimento por parte delas, das leis que regem o mundo espiritual e suas relações com o mundo material. (continua)