A alegria e a vontade de viver mais uma Oktoberfest foram os combustíveis para que mais de 30 mil pessoas encarassem a chuva e marcassem presença no Dia da Maturidade Ativa da 38ª Oktoberfest. A data especial dedicada à melhor idade foi mais uma vez um sucesso, lotando todos os espaços do parque e reunindo caravanas de 120 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
De acordo com a coordenadora da Maturidade Ativa na 38ª Oktoberfest, Lisiane Camargo, ônibus lotados vieram de diversos municípios, como Bento Gonçalves, São Gabriel, Uruguaiana, Montenegro, Lajeado, Alvorada, Gravataí, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, Butiá, Flores da Cunha, Santana do Livramento, Caxias do Sul, Porto Alegre e São Leopoldo, entre outros. “Nem com o tempo ruim eles deixaram de vir participar da nossa grande festa. É um público super fiel e que contagia com toda a alegria que trazem para o parque. Acredito que esse sucesso e essa satisfação deles é fruto de todo o cuidado que a comissão tem pra receber esses grupos. Eles são muito bem recebidos e com isso nos devolvem com toda essa empolgação”, destacou ela.
O dia
As atividades iniciaram cedo. Pouco antes das 9h30, centenas de idosos partiram em caminhada da Catedral São João Batista até o Parque da Oktoberfest. Mesmo com chuva, a tradicional etapa da programação chamou a atenção de lojistas e demais pessoas que estavam na Rua Marechal Floriano, cartão-postal de Santa Cruz do Sul que mais uma vez foi tomado pela empolgação daqueles que justificam a denominação de Festa da Alegria.
E dentro do parque a felicidade do público seguiu. Foram horas de músicas e danças folclóricas prestigiadas pelos visitantes. Houve ainda lotação máxima nas oficinas gratuitas de gastronomia alemã promovidas pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e o Sindilojas Vale do Rio Pardo, nos espaços de alimentação e na Feirasul, com grande procura nos 130 estandes instalados no Centro de Eventos.