O Dia do Fisioterapeuta é comemorado anualmente em 13 de outubro no Brasil. Também conhecido como o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, esta data celebra o trabalho do profissional ligado à área da saúde que auxilia na recuperação física do corpo humano. Além disso, os fisioterapeutas ainda ajudam a prevenir doenças musculares e ósseas, com massagens e exercícios localizados, por exemplo. Por sua parte, o Terapeuta Ocupacional atua indicando atividades intelectuais e físicas que permitem a recuperação de pacientes que sofreram AVC ou que sofreram acidentes. Igualmente, ajudam a crianças com dificuldades motoras indicando exercícios específicos que melhorem seu rendimento.
A data foi criada através do Decreto-Lei nº 938, de 13 de outubro de 1969, que regulamenta a atividade desses profissionais no Brasil. Em 1975, também foi decretada a lei nº 6316, que define todos os direitos e deveres que os fisioterapeutas possuem em território nacional. Em 2015, a Presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 13.084, de 8 de janeiro de 2015, que institui oficialmente o dia 13 de outubro como Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional.
Internacionalmente, o Dia Mundial do Fisioterapeuta é celebrado anualmente em 8 de setembro, data esta instituída através da Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT -World Confederation for Physical Therapy), em 1996. (Fonte: www.calendarr.com)
Desde um simples passo até um movimento completo, o fisioterapeuta é extremamente importante para acompanhar a saúde e a qualidade de vida dos seus pacientes. Mas, por quê? Vamos supor que você é um atleta profissional ou amador, combinado? Ao executar o seu treino, acaba se lesionando ou, devido a alguma movimentação incorreta, começa a se queixar de dores musculares ou cãibras. Ao passar pelo médico clínico, será indicado realizar o acompanhamento com um fisioterapeuta para o tratamento e, consequentemente, agilizar o processo de recuperação da contusão que ocorreu naquela parte do corpo.
Ou seja, a atuação deste profissional na sua vida vai para além das lesões e/ou fraturas, afinal, ele existe para ajudar a todos a manter, a cuidar e a reabilitar tudo aquilo que diz respeito às funções do nosso corpo, bem como seus sistemas musculares e órgãos. (Fonte: blog.totalpass.com.br/)
O curso
O Curso de Fisioterapia está inserido na Área de Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atende aos preceitos legais, interagindo e afinando-se com as propostas de Diretrizes Curriculares para os Cursos de Fisioterapia, estabelecidas pelo Ministérios da Educação e Cultura (MEC). As atividades formativas são desenvolvidas tarde e noite com exceção dos estágios que poderão ocorrer nos três turnos, dependendo do local concedente. Objetiva a formação de profissionais fisioterapeutas generalistas, críticos e reflexivos, capacitados a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, comprometidos com princípios éticos/bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade, conscientes da sua responsabilidade social. Primamos pela valorização do grupo de profissionais da equipe de saúde, atendendo às políticas e diretrizes de ação da Universidade, visando a formação humanística, científica e tecnológica de profissionais habilitados a atuar multi, inter e transdisciplinarmente.
Possui arquitetura curricular modular com práticas fisioterapêuticas, que desde o segundo semestre assiste a comunidade em grau de complexidade crescente. Dispõe de estrutura de vanguarda com equipamentos e materiais de ponta para o desenvolvimento, de habilidades e competências para uma atuação acadêmica/profissional de qualidade que estimula o fazer fisioterapêutico.
Valoriza a pesquisa e a extensão como lócus de aprendizado e de intervenção em equipe onde a fisioterapia tem papel fundamental com vistas ao mercado de trabalho.
Como diferencial a infraestrutura que conta com complexo de hidroterapia, turbilhão e piscina térmica aquecida. Além de laboratórios com equipamentos modernos disponíveis para as práticas e atendimentos à comunidade.
Conta com Laboratório de Hidroterapia, Recursos Cinesioterapêuticos, Recursos Manuais e Semiologia, Laboratório de Eletrotermofototerapia e Cardiorrespiratória, Laboratório de Órtese e Prótese.
Os alunos podem participar de diversos projetos de pesquisa e extensão, com respectivas cedências de bolsas desde o início no Curso. O Curso de Fisioterapia, além de contar com toda a infraestrutura já citada, possui uma clínica-escola completa com 986m², que atende a comunidade.