Rosibel Fagundes
[email protected]
A 18ª edição da Romaria da Santa Cruz foi realizada no último domingo, 8, em Linha Santa Cruz. Apesar da instabilidade e da chuva, o evento contou com a participação de representantes de 51 paróquias da Diocese de Santa Cruz do Sul que fizeram o trajeto a pé da Comunidade Santos Mártires até o Santuário de São João Batista. Segundo o coordenador da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Santa Cruz do Sul, padre Roque Hammes, apesar de a chuva ter atrapalhado bastante o evento, o número de participantes superou as expectativas. “Nós estávamos bastante preocupados com a chuva e o tempo ruim de sábado, e no domingo pela manhã nossa preocupação aumentou ainda mais. Mas, confesso que ficamos surpresos pela quantidade de pessoas, que mesmo assim participaram e demostraram sua fé. Nosso espaço no Seminário chegou a ficar pequeno para receber tantas pessoas, a maioria delas vinda de longe, de outros municípios,” advertiu Hammes.
De acordo com o padre, cerca de 3 mil pessoas participaram da celebração que iniciou por volta das 8h30 com acolhida dos romeiros, seguida pela procissão e missa. O ponto alto da programação ocorreu no Seminário São João Batista como explica. “Após a Romaria, o bispo Dom Aloisio Dilly presidiu uma missa, seguida da bênção da saúde. E após o almoço, foram realizadas apresentações artísticas, e bênção do Santíssimo e envio dos romeiros”, afirmou. A celebração contou também com a presença do bispo emérito de Santa Cruz Dom Sinésio Bohn e de outros padres.
Passada esta edição, Hammes afirma que já é tempo de planejar a próxima. “Temos um desafio para o ano que vem, temos que pensar em algo diferente. Um espaço que possa acolher os romeiros após a procissão, um espaço junto ao seminário que seja destinado exclusivamente para orações”, afirmou. A 18ª Romaria da Cruz que contou este ano com o tema “Fazei isso em memória de mim”, também serviu para comemorar os 60 da Diocese de Santa Cruz do Sul. Uma celebração especial será realizada em novembro na Catedral São João Batista.