Início Religião Festa segue até dia 18

Festa segue até dia 18

 

Missa e novena fazem parte da programação religiosa

Rosibel Fagundes
[email protected]

A programação da 30ª Festa do Divino Espírito Santo teve início nesta quinta-feira, 8, e se estende até o dia 18 de agosto. As atividades acontecem na Paróquia do Espírito Santo, no Bairro Ana Nery em Santa Cruz do Sul. Este ano o tema será “Espírito Santo nos fortalece na missão”. A abertura das atividades aconteceu com celebração da primeira missa da novena preparatória que abordou o tema “1º Mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas”. No total serão realizados dez encontros com padres da diocese com assuntos diferentes como explica o padre Hilário Gonçalves que está à frente da Paróquia há quase dois anos. “A novena deste ano vai celebrar os dez mandamentos da Eucaristia. Será um momento para as pessoas rezarem e reverem o que aprenderam na catequese. Além de unir ainda mais a comunidade”, definiu o pároco. Os encontros ocorrem a partir das 19 horas.
Dentro das atividades, no sábado dia 17, haverá a recepção de grupos da 3ª idade a partir das 10 horas e ao meio dia será servida galinhada ao custo de R$ 15. À tarde, haverá baile e a partir das 19 horas acontece a Noite Mariana com missa celebrada pelo Pe. Hilário. No domingo 18, último dia de evento, a programação tem início às 10 horas com missa festiva em honra ao Espírito Santo. Às 11 horas, será realizada a Roda da Sorte, e às 12 horas, almoço ao custo de R$ 25,00. No período da tarde, a programação segue com baile animado pelo Grupo Acordes de Ouro. Haverá ainda venda de tortas, cucas, pastéis e cachorro-quente. Os ingressos podem ser adquiridos na hora ou de forma antecipada na secretaria da Paróquia. De acordo com a festeira, Alessandra Silveira a expectativa de público sempre é bastante positiva. “São esperadas 500 pessoas no sábado, 17 e para o domingo 18, quando ocorrerá o sorteio da rifa da comunidade o público aguardado é de 1,2 mil pessoas”.

A expectativa dos organizadores é de atrair um público superior ao do ano passado

ORIGEM

A Festa do Divino Espírito Santo é um culto ao Espírito Santo, em suas diversas manifestações, é uma das mais antigas e difundidas práticas do catolicismo popular. A origem remonta às celebrações religiosas realizadas em Portugal a partir do século 14, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes coletivos designados de Bodo aos Pobres com distribuição de comida e esmolas.
Há referências históricas que indicam que foi inicialmente instituída, em 1321, pelo convento franciscano de Alenquer sob proteção da Rainha Santa Isabel de Portugal e Aragão. Essas celebrações aconteciam cinquenta dias após a Páscoa, comemorando o dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu do céu sobre os apóstolos de Cristo sob a forma de línguas como de fogo, segundo conta o Novo Testamento. Desde seus primórdios, os festejos do Divino, realizados na época das primeiras colheitas no calendário agrícola do hemisfério norte, são marcados pela esperança na chegada de uma nova era para o mundo dos homens, com igualdade, prosperidade e abundância para todos. A devoção ao Divino encontrou um solo fértil para florescer nos territórios portugueses, especialmente no arquipélago dos Açores. De lá, espalhou-se para outras áreas colonizadas por açorianos, como a Nova Inglaterra, nos Estados Unidos da América, e diversas partes do Brasil. É provável que o costume de festejar o Espírito Santo tenha chegado ao Brasil já nas primeiras décadas de colonização. Hoje, a Festa do Divino pode ser encontrada em praticamente todas as regiões do país, do Rio Grande do Sul ao Amapá, apresentando características distintas em cada local, mas mantendo em comum elementos como a pomba branca e a santa coroa, a coroação de imperadores e a distribuição de esmolas.