Início Especiais Especial | Dia do Trânsito

Especial | Dia do Trânsito

Anderson André Gonçalves
Advogado – OAB/RS 91.622
Divulgação

O Dia Nacional do Trânsito é celebrado em 25 de setembro, sendo esta data a promulgação da Lei 9.503, popularmente conhecida como Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A data é utilizada para promover uma cultura de paz no trânsito, com o objetivo de conscientizar crianças, jovens e adultos a torná-lo mais seguro.

A Semana Nacional do Trânsito, comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro, tem como tema em 2023 “No trânsito, escolha a vida”, e acontece pelo 26º ano consecutivo. Diversas ações educativas são realizadas em todo País, com congressos, passeios ciclísticos, escola do trânsito, blitz educativas, entre outros.

O tema deste ano traz a mobilização da sociedade em busca de uma cultura de segurança, o cuidado com os mais vulneráveis, a acessibilidade, a sustentabilidade e o acalmamento do tráfego.
É mister dizer que a responsabilidade de fazer um trânsito mais seguro, com menos violência, é de todos nós. Não adianta apontar o dedo condenando fulano e ciclano, se nós mesmos continuarmos a cometer infrações, desafiando as fiscalizações e regras existentes.

A sociedade precisa compreender que o trânsito é um ambiente de convivência, que existem regras, e que elas precisam ser respeitadas. Se a velocidade máxima da via é 80km/h, o condutor deve circular abaixo desse limite. Se o sinal do semáforo está vermelho, ele deve aguardar até que o mesmo seja favorável a ele. Se consumiu bebida alcoólica, não deve conduzir veículos automotores.

Os comportamentos de risco como o excesso de velocidade, o uso de celulares e a alcoolemia, são ações que geram a incapacidade de transitar de forma segura, colocando em risco a segurança que todos aqueles que compõem o trânsito (pessoas, veículos, animais).

Portanto, é necessário investir em educação, conscientização e fiscalização para promover uma mudança no comportamento dessa e das futuras gerações.