Início Religião Corpus Christi mobiliza os católicos

Corpus Christi mobiliza os católicos

Pão representa o

Para os católicos, nesta época do ano, ocorre a celebração de Corpus Christi. Em 2018, a celebração será realizada nesta quinta-feira, 31 de maio. A partir das 9h da manhã, acontece a missa na Catedral São João Batista, seguida de procissão na região central de Santa Cruz do Sul. 

A procissão tem saída na Rua Ramiro Barcelos, e segue na Marechal Deodoro, na Fernando Abott, Marechal Floriano, e conclusão na Praça Getúlio Vargas. “Corpus Christi” é uma expressão latina que significa “Corpo de Cristo”. A data faz referência à presença real de Jesus Cristo na Eucaristia.

Uma das características do Corpus Christi são os tradicionais tapetes, confeccionados de forma artesanal, que fazem parte da celebração.

A secretaria da Catedral informa que, na quinta-feira, haverá missa normalmente a partir de 18h15.

Saiba mais

*** Considerada um dos sete sacramentos, a Eucaristia foi instituída na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu corpo… isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim”. 

*** A Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa. É por isso que Corpus Christi acontece sempre numa quinta-feira.

*** O Corpus Christi é realizado 60 dias após a Páscoa. Mais especificamente, na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.

O que é “Eucaristia”?

A “Eucaristia” é a motivação central do “Corpus Christi” e significa “reconhecimento”, “ação de graças”. Trata-se da celebração relacionada à morte e à ressurreição de Jesus Cristo.

Jesus, antes de morrer, teria dito o seguinte: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne”.

Cristo também teria dito: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos”.