Início Cultura Música | Nas ondas do Spotify

Música | Nas ondas do Spotify

Compositor santa-cruzense e guitarrista da banda gaúcha Maria do Relento, Edu Olliveira utiliza plataforma online para divulgar sua carreira solo

Guilherme Athayde
[email protected]

A rede mundial de computadores tornou-se o principal meio de comunicação entre artistas e seus fãs. Músicos consagrados faturam milhões de dólares através da exposição de seus trabalhos em plataformas de “streaming” (transmissão, na tradução livre do termo), e a mesma ferramenta que possibilita que os famosos mantenham sua legião de seguidores é usada por talentos locais, alguns para divulgar seus novos trabalhos, e outros, como no caso do músico santa-cruzense Eduardo Rogério Oliveira, o Edu Olliveira, para registrar o trabalho de sua carreira e lançar seus novos singles.

Edu é guitarrista da banda gaúcha Maria do Relento, conjunto que ganhou o Brasil na década de 90 com hits como “Conhece o Mário?”, “O Vagabundo”, e mais recentemente, em 2021, “Ainda estou aqui”. Vocalista, guitarrista e compositor, atualmente Edu se ocupa entre suas duas profissões: a de músico e a de engenheiro. Em sua casa, ele utiliza de sua experiência de vários anos de rock and roll para compor e ensaiar para acompanhar a Maria do Relento, que faz sua turnê comemorativa aos 30 anos de vida.

Em meio à viagens de negócios em sua carreira como profissional da engenharia, Edu achou tempo durante a pandemia de Covid-19, para repaginar a divulgação de sua carreira e se mostrar como o grande “frontman” que é. Na plataforma Spotify, um aplicativo de música que pode ser baixado de graça em qualquer telefone celular ou acessado diretamente pelo computador, é possível acompanhar o trabalho que Edu disponibiliza desde 2020.  No melhor estilo do Rock Gaúcho, o trabalho solo de Olliveira é um pouco diferente da já consagrada Maria do Relento, e consegue relembrar com maestria a sonoridade dos anos 80, o período de luxo do rock and roll do Sul do Brasil, consagrado por Charles Master, Edu K e bandas como TNT, Cascavelettes e Rosa Tattooada.

Novo álbum até o final do ano

No Spotify, o artista tem o álbum “Edu Olliveira” de 2020, com oito músicas, além de vários singles. E até o final do ano, o artista promete mais dois singles, e um novo álbum com músicas produzidas com a banda “Rockadélicos”, de Santa Cruz do Sul.

“Estou lançando alguns singles que vão compondo as músicas que eu já tenho no Spotify e outras plataformas. Tenho previsão de lançar dois singles, ainda em setembro e outubro, aí depois vem esse álbum que estou produzindo, que é com dez músicas inéditas, mas na verdade já foram gravadas em 2016, num projeto que tínhamos chamado “Rockadélicos”, eu, o Alisson (guitarrista), o Alan (baterista), e o Kinho (baixista). As músicas ficaram engavetadas, nunca foram finalizadas efetivamente”, conta Edu.

Quem quiser, pode acompanhar o trabalho do artista já no próximo sábado, 9, quando Edu se apresenta com o Maria do Relento em Santa Cruz do Sul, no Parque da Oktoberfest, no 1º Encontro de Veículos Antigos, que vai contar também com os shows de Charles Master e Viúva Negra.

Para seguir nas redes sociais:

Spotify: Edu Olliveira

Instagram: @edu.mariadorelento

YouTube: @eduolliveirarock