Início Religião Novo bispo vai tomar posse

Novo bispo vai tomar posse

Daniela Zinn

[email protected]

Na última terça-feira, 23, o bispo Dom Aloísio Alberto Dilli chegou a Santa Cruz do Sul e tomará posse neste domingo, 28 de agosto. No dia 27 de junho de 2007, ele foi nomeado bispo na Diocese de Uruguaiana, pelo Papa Bento XVI e assume gostar muito de lá. “Foi um impacto muito grande em toda a Diocese, e até mesmo pra gente, gostava muito de lá, estávamos realizando uma caminhada de bastante comunhão de todas as partes”, disse o novo bispo santa-cruzense, que se mostrou feliz em vir para a Capital do Fumo: “Estou chegando de corpo e alma”.

‘Da nossa terra santa para terra da Santa Cruz’ é o título do seu 9° livro, onde relata toda essa transição. A posse na Diocese de Santa Cruz do Sul acontecerá no domingo, durante a cerimônia que inicia às 16h na Catedral São João Batista, aguardando um público de 3 mil pessoas.

Nomeado agora pelo Papa Francisco e sem propostas pré-estabelecidas para Santa Cruz do Sul, o bispo relata que vai sentir o ambiente primeiro, para poder colocar em prática suas ações. “Venho com toda disposição de servir a Diocese de Santa Cruz do Sul”, declara.

 

Dom Aloísio recebeu imprensa santa-cruzense na última quinta-feira

 

Dom Aloísio Alberto Dilli nasceu no dia 21 de junho de 1948 em Boa Vista, que pertence ao munícipio de Poço das Antas no Rio Grande do Sul. Já aos 12 anos de idade entrou no seminário de Taquari, cursando o antigo ginásio e científico. Nos anos 1971 a 1974, cursou Filosofia na Faculdade da Nossa Senhora da Conceição em Viamão. Em 1973, entrou no Instituto de Teologia da PUC em Porto Alegre, concluindo em 1976.

Em 1980, fez o Mestrado em Liturgia no Pontifício Instituto Litúrgico de Roma. Fez sua profissão solene na Ordem dos Frades Menores (franciscanos) em 1975 e no dia 1° de janeiro de 1977 foi ordenado padre.

Além disso, teve atuação destacada como guardião, secretário provincial, moderador da formação permanente, presidente da pessoa jurídica provincial e agente de pastoral, na Província dos Frades Menores de Porto Alegre.

Atualmente, além de bispo diocesano, Dom Aloísio é bispo referencial do Setor de Liturgia do Regional Sul/3 CNBB em Porto Alegre e membro da Comissão Central dos textos litúrgicos da CNBB, em Brasília.