Início Religião Reforma Luterana: comemorações dos 500 anos iniciam hoje

Reforma Luterana: comemorações dos 500 anos iniciam hoje

LUANA CIECELSKI
[email protected]

A contar a partir de hoje, 18 de junho de 2016, faltam exatos 500 dias para a data em que se comemorará em todo o mundo: os 500 anos da Reforma Luterana, ou seja, faltam 500 dias para o dia 31 de outubro de 2017. Por esse motivo, a Igreja Evangélica Luterana escolheu esse sábado para iniciar uma programação de comemoração.

A programação iniciará com uma solenidade que reunirá o Conselho do Sínodo Campanha Sul, a partir das 17h30 de hoje, na sala da OASE da Comunidade Evangélica da Confissão Luterana de Santa Cruz do Sul, na rua Venâncio Aires, 295. O evento que é aberto à comunidade será finalizado com um coquetel. Além disso, de acordo com o pastor Márcio Trentini, a partir desse fim de semana, todas as comunidades evangélicas da cidade e do interior estarão lembrando os 500 anos, durante os cultos e em suas atividades de rotina. 

Comunidades evangélicas luteranas estão em contagem regressiva para o dia 31 de outubro de 2017

Em seguida, também como parte da programação, na próxima segunda-feira, 20 de junho, será realizada uma sessão solene na Câmara de Vereadores, como forma de marcar os 500 dias. De acordo com Márcio, o objetivo é inserir Santa Cruz do Sul nessas comemorações que marcarão a data, realizando uma espécie de contagem regressiva para os dias 31 de outubro de 2017, data em que se comemora os 500 anos, e 29 de outubro de 2017, um sábado, quando será realizado, como adiantou o pastor, uma grande festa na cidade, reunindo as comunidades evangélicas de toda a região. 

Mas acima de tudo, os 500 dias que antecedem a comemoração, como lembra Márcio, têm como objetivo relembrar os fundamentos propostos por Lutero há 500 anos e pensar em uma renovação da fé. “A gente deve resgatar as bases da religião, mas sempre olhando para o futuro. Não pretendemos ficar presos. Queremos sempre pensar em formas de viver a fé hoje e amanhã”, ele esclarece. 

A reforma

No dia 31 de outubro de 1517, o monge alemão Martin Lutero expôs 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg protestando contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana e propondo uma reforma no catolicismo romano. 

Como Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus, acoubou provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, mas que se estendendo pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria. 

O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformados ou protestantes, originando o protestantismo.